Justiça decide pela legalidade da licitação para reorganização da orla de Maceió

A Justiça Federal em Alagoas, no bojo de ação ordinária, entendeu ser legal Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o Município de Maceió e a União Federal com vistas à reorganização da ocupação da orla da cidade. Nesse contexto, decidiu pela necessidade de realização de licitação para regularizar a instalação e exploração das 24 barracas de bares e restaurantes localizados na orla marítima, entre o Atlantic e o Hotel Jatiúca.

A ação, promovida pela ABRESMA (Associação de Bares, Restaurantes e Similares), buscava compelir o município a não realizar nova licitação e a indenizar os ocupantes pelas benfeitorias realizadas nos imóveis comerciais em uso na orla marítima.

Segundo a juíza substituta da 3ª Vara da Justiça Federal, em sentença publicada no dia de hoje, “Outorgar a um grupo seleto de administrados a utilização de um bem público de uso comum sem oferecer a mesma possibilidade a outros de forma equânime é contrariar princípios constitucionais de destaque na Administração Pública. É, igualmente, dispor de algo que escapa de sua titularidade, subvertendo o interesse público em detrimento de poucos”.

Ressaltou ainda a magistrada, não ter importância o fato de não terem aparecido interessados na primeira licitação realizada, podendo e devendo o Município de Maceió realizar tantos certames quanto entender necessário, de forma a cumprir a lei e proteger o interesse público.

Por fim, a juíza substituta disse ser dever do Município atuar junto ao Ministério Público Estadual a fim de apurar as alegações contidas nos autos de possível cometimento de crime consubstanciado em ameaças que vieram a frustrar a licitação anterior.

JF-AL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade