Caso Ceci: juiz mantém pronúncia e processo segue para o TRF

O juiz federal da 1ª Vara, em decisão proferida em 10 de dezembro, manteve a sentença de pronúncia por meio da qual, em 9 de outubro passado, havia decidido submeter a Júri popular os réus Pedro Talvane Luiz Gama de Albuquerque Neto, Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros Silva. Os cinco são acusados da morte da então deputada federal Ceci Cunha e de seus familiares Juvenal Cunha da Silva, Iran Carlos Maranhão Pureza e Ítala Neyde Maranhão Pureza, crime ocorrido no dia 16 de dezembro de 1998.

Os autos do processo seguem agora ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, para a apreciação definitiva dos recursos. Somente após isso, caso seja confirmada a sentença, é que poderá ser marcada a data para o julgamento dos réus pelo Tribunal do Júri federal.

Os réus haviam ingressado com recursos em sentido estrito contra a sentença de pronúncia, insistindo que a ação deveria ser julgada pela Justiça Estadual, e não pela Justiça Federal. Eles defenderam também que não havia provas suficientes de autoria do crime.

Nos termos do Código de Processo Penal, antes de remeter os recursos ao Tribunal, o juiz deve proferir uma decisão sustentando ou reformando a sentença.

No caso, o juiz manteve a pronúncia dos réus, por considerar que os recursos por eles interpostos não traziam qualquer argumento novo capaz de alterar o entendimento anteriormente exposto. Após esclarecer mais uma vez porque a competência para julgar o caso seria da Justiça Federal, o juiz salientou que a sentença havia demonstrado a presença dos requisitos legais - a existência do crime e os indícios de autoria -, considerando suficientemente plausível a tese de acusação.

Nos termos da Constituição Federal, caberá ao Júri popular, composto por sete cidadãos que funcionarão como jurados, dizer se os réus são culpados ou inocentes.

JF-AL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade