Padronização de tabelas processuais permitirá base de dados única na Justiça Federal

O Comitê Gestor de Tabelas Processuais da Justiça Federal reuniu-se na segunda (28) e terça (29) no Conselho da Justiça Federal para concluir o trabalho de construção de instrumentos de padronização que permitirão o desenvolvimento de um sistema processual único para a Justiça Federal brasileira.

Segundo a juíza federal Geneviève Grossi Orsi, da 1ª Região, já foram implementadas as tabelas de assuntos e de classes e agora o Comitê finalizou as tabelas de entidades, de petição e os critérios para a expedição de certidão nacional. A Justiça Federal é pioneira nessas padronizações.

A implantação das tabelas processuais aprovadas pelo Conselho Nacional de Justiça também foi objeto da reunião. Para tanto, o Comitê irá fazer a compatibilização das tabelas da Justiça Federal com as do CNJ e propor um cronograma para a sua implantação.

O objetivo principal da padronização das tabelas processuais é facilitar o intercâmbio de dados entre as cinco regiões da Justiça Federal, de forma a permitir a produção de estatísticas que mostrem o funcionamento da instituição como um todo.

“O intercâmbio de informações processuais vai nos mostrar onde há casos de prevenção, litispendência e coisa julgada, por exemplo, assim como o índice de recorribilidade e o número de processos julgados em toda a Justiça Federal”, explica a juíza Geneviève Orsi.

As novas tabelas e instrumentos elaborados serão levados à apreciação do CJF por meio de minuta de resolução. Está prevista outra reunião do Comitê Gestor em março para finalizar o trabalho.

Fonte CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade