TNU não conhece incidente que envolve questão fático-probatória

O reconhecimento de incapacidade para o trabalho em face das condições sociais do postulante (nível de escolaridade, residência e formação profissional) é tema que não pode ser apreciado pela Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU).

A decisão foi do presidente da Turma, ministro Gilson Dipp, que citou precedente da própria TNU no sentido de não conhecer de matéria que envolve questão fático-probatório e determinou a devolução do incidente à Turma Recursal de origem para que seja mantido o acórdão recorrido.

O incidente de uniformização de jurisprudência foi interposto pelo INSS e admitido pelo presidente da Turma Recursal da Seção Judiciária de Pernambuco. Com base em divergência de julgado da Turma Recursal da Seção Judiciária da Bahia e questionamentos acerca da incapacidade total e permanente do beneficiário, bem como do seu contexto sócio-econômico, a autarquia pediu a revisão do acórdão que confirmou a concessão de benefício assistencial.

Processo n° 2005.83.02.504540-2/PE

Fonte: CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade