11ª Vara Federal em Santana do Ipanema recebe 6 mil processos e profere 2.900 sentenças em um ano
Há um ano, completado no dia 2 de março de 2013, nascia a 11ª Vara da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), em pleno Sertão alagoano. Sediada em Santana do Ipanema, A Subseção Judiciária apresenta dados expressivos: desde a inauguração foram distribuídos cerca de 6 mil processos, realizadas mais de 1.540 audiências, com cerca de 800 acordos.
Houve ainda cerca de 800 perícias médicas e mais de 2.900 sentenças. Para magistrados e servidores que integram a Subseção Judiciária de Santana do Ipanema, esses números apenas solidificam a importância da Justiça Federal no interior alagoano, sendo a população carente, principalmente a residente na zona rural, público majoritário do Juizado Especial Federal adjunto em Santana do Ipanema.
A instalação da 11ª Vara Federal consolida o projeto do Conselho da Justiça Federal, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e da Direção do Foro da Justiça Federal em Alagoas, de ampliar e interiorizar o atendimento da Justiça Federal aos cidadãos, fazendo com que o sofrimento da região sertaneja seja minimizado, garantindo a concretização de direitos fundamentais.
A 11ª Vara Federal foi instalada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, e pelo diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro. Possui jurisdição sobre 22 municípios do Sertão Alagoano: Água Branca, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Delmiro Gouveia, Inhapi, Jacaré dos Homens, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Santana do Ipanema, beneficiando milhares de pessoas.
Passaram pela Subseção de Santana do Ipanema os juízes federais: Sérgio de Abreu Brito, Aloysio Cavalcanti Lima, Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda, Gustavo de Mendonça Gomes, Camila Monteiro Pullin Milan e Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar. O juiz federal titular Antônio José de Carvalho de Araújo responde atualmente pela Vara, e ressalta a contribuição de todos pela na consolidação do trabalho no período.
É importante destacar o engajamento de servidores, médicos peritos, estagiários e terceirizados que realizaram seus deveres com empenho e comprometimento, objetivando sempre a celeridade e qualidade que a população alagoana espera da Justiça Federal.