Conselho da Justiça Federal recomenda procuração específica para saque de precatórios e RPVs

O Conselho da Justiça Federal (CJF) decidiu encaminhar às Presidências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bancos oficiais que recebem depósitos decorrentes de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs) federais, ofícios recomendando que somente aceitem procurações com poderes específicos para fazer o saque desses depósitos. A proposta, relatada pelo coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Fernando Gonçalves, foi aprovada na manhã desta terça-feira (30), pelo colegiado do Conselho, durante sessão realizada na sede do órgão, em Brasília.

A Resolução n. 438 do Conselho da Justiça Federal alterou as regras para o levantamento desses depósitos, dispensando o alvará de levantamento, um documento que permitia apenas ao advogado da causa sacar os valores. A Resolução passou a determinar que, no caso de RPVs e de precatórios alimentícios, o depósito desses valores seja feito diretamente em uma conta corrente aberta com essa finalidade específica, em nome do beneficiário do processo. O advogado pode pedir ao juiz o destaque dos honorários pactuados com o cliente, e neste caso a parcela desses valores que cabe ao advogado também é depositada em uma conta aberta no nome dele. A regra está em vigor desde janeiro de 2005.

Quem ganhou uma ação na Justiça Federal nessas modalidades de pagamento pode sacar diretamente o dinheiro da conta corrente aberta em seu nome. Mas, se por alguma razão, essa pessoa estiver impedida de comparecer à agência bancária para sacar esses valores, pode passar uma procuração transferindo a outra pessoa o poder de efetuar esse saque.

O esclarecimento a ser emitido pelo CJF é o de que essa procuração deve ter firma reconhecida em cartório e conter expressamente a sua finalidade, que é a de efetuar o saque do precatório ou da RPV, com o registro do número da RPV ou precatório ou o número da conta corrente.

Os presidentes dos Tribunais Regionais Federais também acordaram em oficiar os gerentes das agências situadas nas Seções e Subseções Judiciárias sobre esse procedimento.

Outra decisão do colegiado trata de esclarecimento aprovado pelo Conselho a respeito de interpretação do art. 18 da Resolução n. 438, o qual estabelece que o Tribunal Regional Federal deve comunicar ao juízo da execução o depósito do precatório ou RPV e este juízo, por sua vez, deve dar ciência desse depósito às partes envolvidas no processo. O entendimento firmado pelo Conselho é de que o saque do precatório ou RPV pelo beneficiário de um processo na Justiça Federal independe dessa notificação, que tem a finalidade meramente informativa. Ou seja, a agência bancária não pode exigir essa notificação como requisito para o saque desses valores.

Roberta Bastos

(61) 3319-6447

imprensa@cjf.gov.br

Portal da Justiça Federal

Por: Fabiano Andrade Costa
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade