Juíza Federal da 11ª Vara em Santana do Ipanema realiza visita a zona rural

Imagem: Dra. Camila Monteiro em visita a zona rural de Santana do Ipanema

Fonte: JFAL

A juíza federal da 11ª Vara em Santana do Ipanema, Camila Monteiro Pullin Milan, realizou, na tarde do dia 21/07, visita à zona rural daquele município, visando conhecer as propriedades rurais da região, as principais lavouras cultivadas na região e seu manejo, além de verificar, in loco, a real situação dos agricultores sertanejos, tendo em vista a crescente demanda por benefícios previdenciários de trabalhadores rurais.

A magistrada ressaltou que visitas dessa natureza aproximam a Justiça Federal do jurisdicionado e constituem importante mecanismo para auxiliar no convencimento judicial nas demandas previdenciárias em que a parte afirma ser trabalhadora rural. Diferentemente dos trabalhadores urbanos, que precisam contribuir para o INSS para serem considerados segurados da Previdência Social, e assim então usufruírem dos benefícios previdenciários, como, por exemplo, a aposentadoria por idade, os trabalhadores rurais considerados “segurados especiais” precisam tão somente comprovar o efetivo trabalho na agricultura pelo período mínimo previsto na legislação.

Tal benesse do legislador, por dispensar o pagamento prévio de contribuições previdenciárias, tem gerado aumento expressivo no ajuizamento de processos perante os Juizados Especiais Federais de Alagoas, especialmente na 11ª Vara, cuja área de abrangência é de 22 municípios alagoanos sertanejos, em que há poucas vagas de trabalho no setor formal. Desse modo, os jurisdicionados imaginam, erroneamente, e muitas vezes iludidos por promessas de “atravessadores”, que basta residir próximo ou dentro da zona rural, ou ter parentes que trabalham na agricultura, que automaticamente é considerado “segurado especial” da Previdência Social, com direito a um benefício.

Ressalta a magistrada, porém, que, dentre os requisitos legais para se obter a cobertura da Previdência Social na qualidade de trabalhador rural, o segurado deve, de acordo com a legislação previdenciária, trabalhar ativamente na agricultura, em regime de economia familiar, dependendo de tal atividade para sua subsistência, não tendo outra fonte de sustento.

A magistrada foi acompanhada do diretor de Secretaria e de alguns servidores da 11ª Vara, além do procurador Federal Nelson Felix do Nascimento, representando a Advocacia-Geral da União e o Instituto Nacional de Seguro Social.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade