Execuções fiscais: Fazenda Nacional integrada ao PJe

Imagem: Outros órgãos públicos integrarão seus sistemas ao PJe

Fonte: JFAL

O sistema da Fazenda Nacional passou a ser integrado ao Processo Judicial Eletrônico - PJe. Na prática, isso significa que será possível dar entrada nas Execuções Fiscais, de maneira automática, pelo próprio sistema utilizado internamente pela Procuradoria da Fazenda Nacional. A iniciativa atende à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o Modelo Nacional de Interoperabilidade - MNI, a qual visa a propiciar plena interoperabilidade entre os sistemas do Poder Judiciário e demais instituições e órgãos que integram e interagem com o Sistema de Justiça.

Hoje, são cerca 300 mil execuções fiscais físicas tramitando no 1º Grau. Espera-se que este novo modelo torne o processamento mais célere e simples.

O projeto vem sendo desenvolvido há mais de um ano pela Secretaria Judiciária e pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, e atenderá não só a Fazenda Nacional, mas a qualquer órgão público e aos grandes escritórios.

A expectativa é que os próximos órgãos a integrarem seus sistemas ao PJe sejam a AGU, a Caixa Econômica Federal e o Ministério Público Federal.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade