JFAL realiza capacitação para servidores de licitação e contratos

Imagem: Curso sobre licitações e contratos

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) iniciou nesta segunda-feira (01/08) uma capacitação para os servidores da área de licitação e contratos, com o objetivo de construir conjuntamente com os envolvidos do setor, boas práticas para a execução dos procedimentos de contratação. Assim, eles passarão a atender às principais reivindicações das seções de licitação e contratos para que possam realizar a análise dos custos contratuais e suas alterações contemplando a gestão da conta vinculada, o impacto da desoneração e reajuste de preços através da repactuação. O curso prossegue até esta quarta-feira (03/08) na JFAL.

Como resultado, os servidores poderão atingir com satisfação melhorias qualitativas na contratação e gestão dos contratos, com reflexos na otimização, celeridade e economicidade na realização dos atos administrativos envolvidos. A capacitação era uma necessidade, com vistas à atualização da equipe quanto aos procedimentos a serem adotados no processo de condução dos pregões eletrônicos para a contratação de serviços contínuos, área em a dedicação exclusiva de mão de obra tornou-se necessária face à legislação atual.

Nesse contexto, foram identificadas carências de aspectos práticos e operacionais no exercício dessa atribuição como, por exemplo, formatação da planilha que deve instruir o processo, análise da exequibilidade dos preços, aspectos trabalhistas, previdenciários e tributários na elaboração da planilha de custos e formação de preços, o impacto da desoneração da folha de pagamento na formação do preço final, a conta vinculada e sua gestão. Não menos importante as repactuações contratuais e seus custos renováveis completam as principais necessidades imediatas.

A eficiência das contratações, além de isentar o ente público contratante de responsabilização subsidiária, influi diretamente, por exemplo, na economia dos recursos públicos, na qualidade da prestação dos serviços contratados, na lisura e celeridade dos procedimentos licitatórios e na transparência dos atos administrativos. Essas questões devem ser enfrentadas por equipe multidisciplinar, integrada, concatenada com as alterações normativas e com as necessidades e planejamento estratégico da instituição.

Desse modo, uma capacitação dos servidores do setor em referência, com enfoque nos aspectos práticos quanto à formação dos preços, o julgamento e exequibilidade destes, o acompanhamento e fiscalização dos contratos administrativos em execução, em especial a conta vinculada resultará certamente em um aperfeiçoamento na realização dos atos destinados a esse fim. Há um enfoque prático aos temas específicos que envolvem custos da contratação e suas variações. A análise específica de planilhas e suas alterações contextualizando possíveis situações.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade