10ª Vara realiza minimutirão e movimenta R$ 2 milhões em julho

Imagem: Público aguarda atendimento

Fonte: 10ª Vara Federal

Imagem: Juiz Flávio Marconde conduz audiência

Fonte: 10ª Vara Federal

Com a finalidade de promover maior celeridade à tramitação de seus processos, a 10ª Vara da Justiça Federal em Arapiraca - Juizado Especial Federal (JEF) realizou, durante todo o mês de julho, minimutirão para solução das ações previdenciárias contando com a participação de seus dois juízes federais.

Foram designadas 683 audiências e realizadas 635, em função dos faltosos. Ao final dos trabalhos, 380 acordos foram firmados, representando um percentual de êxito em conciliação de 59,84%, e, em recursos financeiros, a quantia de R$ 2.043.440,79.

“O objetivo da medida não é outro senão assegurar aos jurisdicionados a solução de suas lides no menor lapso temporal possível, considerando a preocupação da 10ª Vara com o acúmulo no número de audiências de instrução e julgamento marcadas, em razão da expressiva quantidade de processos em tramitação e que mensalmente são distribuídos”, explica a juíza federal titular, Isabelle Marne Cavalcanti de Oliveira Lima.

Segundo o juiz federal substituto, Flávio Marcondes Soares Rodrigues, os esforços concentrados também se destinam a resguardar os direitos previdenciários da população, sobretudo a mais carente de Alagoas: “Fato como esse, faz dos Juizados Especiais Federais em todo o País, um grande instrumento de promoção de Justiça social, pois, reduz o volume processual em tramitação nas unidades judiciárias, além de propiciar melhor gerenciamento dos recursos públicos e maior grau de satisfação do cidadão que alcança mais rapidamente a solução para o seu problema, enquanto o Poder Público tem reduzido o valor das condenações e a Justiça fica menos congestionada e mais ágil”, explica o magistrado federal.

O bom andamento dos trabalhos durante o minimutirão também é fruto do papel fundamental desempenhado pelos servidores, estagiários, conciliadores voluntários, prepostos e procuradores do INSS, terceirizados, advogados e partes.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade