Presidente do TRF5 inaugura Centro de Conciliação da Justiça Federal em Alagoas

Imagem: Centro de Conciliação inaugurado na JFAL

Fonte: Juliana Galvão

O presidente Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira inaugurou no início da noite desta quinta-feira (25/08), o Centro de Conciliação da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), junto com o diretor do Foro da JFAL, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas e o coordenador dos Juizados Especiais Federais de Alagoas, juiz federal, Sérgio de Abreu Brito. Rogério Fialho disse estar pessoalmente empenhando para que todos os estados da 5ª Região disponham de centros de conciliação, tão importantes para evitar litígios e conflitos no Judiciário.

“Sempre gostei de conciliar desde que iniciei em Campina Grande, até chegar em João Pessoa quando optei em permanecer nos Juizados Especiais, e no Tribunal onde também coordenei essa área”, disse o presidente do TRF5, ao citar ainda ações também fora da área de Juizados Federais onde atuou em prol de conciliações como a da Transposição e a Transnordestina ou questões de terras junto ao Incra. Segundo o desembargador, já foram inaugurados centros de conciliação em Pernambuco, Ceará e Alagoas. O próximo será na Paraíba e depois Sergipe.

O desembargador Rogério Fialho defendeu não apenas as tentativas de conciliação, mas sobretudo o planejamento de ações junto aos órgãos parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público para uma maior conscientização sobre a importância do fim dos litígios, principalmente depois do novo Código de Processo Civil Brasileiro.

O diretor do Foro, juiz federal Frederico Dantas falou da importância do Centro de Conciliação na Justiça Federal, mesmo estando instalado, provisoriamente, num espaço modesto até que seja transferido para o primeiro andar após o término da reforma do prédio sede da JFAL. “É simples, mas tudo foi feito com muito cuidado e capricho”, falou ao agradecer a diretora administrativa, Helena Ferreira em nome de toda a equipe.

“Hoje é uma prioridade que a conciliação e a mediação aconteçam de forma profissionalizada, sistematizada, pois uma solução negociada sempre é a melhor, conforme foi ainda mais evidenciada desde 2015 com o novo Código de Processo Civil”, disse o diretor do Foro, Frederico Dantas.

O coordenador dos Juizados Especiais Federal da JFAL, juiz federal Sérgio de Abreu Brito falou que a criação dos Centros de Conciliação acabam com a figura estanque de eventos esporádicos como a “Semana da Conciliação”, à medida que dispõe de uma organização e um espaço com esse objetivo. “Aqui em Alagoas temos altos índices de conciliação, mas este espaço vem reforçar, por isso hoje é um dia especial”, ressaltou. A solenidade contou com a presença de Juízes da JFAL, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas e da Caixa Econômica Federal, da juíza presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas, Fátima Pirauá e do procurador da República chefe do Ministério Público Federal em Alagoas, Rodrigo Tenório.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade