NTI/JFAL proporciona economia com ligações telefônicas

Imagem: Servidores do NTI atuam para modernizar cada vez mais a JFAL

Fonte: JFAL

O empreendedorismo digital do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) permitiu, a partir de julho de 2016, uma economia de 100% nas ligações telefônicas feitas para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e para as Seções Judiciárias de Sergipe, Ceará e Paraíba com a troca do antigo sistema de telefonia convencional pelo sistema Voz sobre IP (VoIP). Tal economia corresponde a 36% de redução nos custos do contrato de telefonia desta Seccional.

Igualmente, a economia proporcionada por esta iniciativa se aplica ao TRF5 e às Seções Judiciárias interligadas por esta tecnologia.

Diferentemente da telefonia convencional, onde os custos são cobrados com base na duração de cada ligação, na nova tecnologia não há custos por ligação, uma vez que a comunicação passa a compartilhar o mesmo canal de internet já existente entre as Seccionais e o TRF5.

Conforme afirma o responsável pela integração do serviço na 5ª Região, Jacson Luís, do NTI da JFAL: “Sem quaisquer investimentos em infraestrutura e utilizando Software Livre, o Tribunal e as Seções Judiciárias interligadas pela tecnologia VoIP passaram a economizar seus custos com ligações telefônicas. Inclusive encerramos o contrato de manutenção da antiga central telefônica.”.

Face ao sucesso da iniciativa, o NTI vem fomentando a ampliação desta rede de interconexões com as demais Seções e órgãos públicos.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade