Juiz federal Rosmar lança livro *Teoria da Nulidade no Processo Penal* nesta quinta

Imagem: 1463.jpg

Fonte: JFAL

O livro, “Teoria da Nulidade no Processo Penal”, do juiz federal da Justiça Federal em Alagoas, Rosmar Rodrigues Alencar tem base em linguagem convencional, propondo um padrão normativo para o controle de atos processuais defeituosos. A justificativa da obra se baseia na tentativa de tornar mais previsível a providência corretiva cabível, de acordo com a gravidade da imperfeição do ato processual viciado. Depois do lançamento em São Paulo, o livro será lançado nesta quinta-feira, dia 27, às 19 horas, no Parque Shopping Maceió, pela Editora e Livraria Noeses.

Segundo o autor, a teoria pretende ser adequada a toda espécie de defeito na persecução penal estatal, seja investigação preliminar, seja processo penal condenatório, seja processo de execução penal ou mesmo de outra espécie. “Estabelece quatro categorias de nulidade (em sentido amplo), definindo-as segundo o critério do tipo de vício sobre elemento estrutural, essencial ou acidental do ato processual”, explica.

O parâmetro é o da norma jurídica, cujo resultado da incidência é documentado na descrição do ato processual. De acordo com o magistrado, o exame da perfeição ou da imperfeição da incidência irá evidenciar o grau do defeito, para classificar a nulidade (em sentido amplo), nas tradicionais categorias sugeridas por Ada Pelegrini Grinover e outros autores (inexistência jurídica, nulidade absoluta, nulidade relativa ou irregularidade). O reconhecimento da espécie de nulidade servirá de critério para determinar a consequência jurídica, de forma menos arbitrária, isto é, mais previsível. Daí que o reconhecimento da nulidade determinará, na ordem decrescente do grau de vício, a invalidação, o saneamento, a convalidação ou a modulação de efeitos segundo parâmetros sufragados no ordenamento jurídico.

A relevância do trabalho está na tentativa de limitar excessiva contingência constatada na jurisprudência e na doutrina sobre o tema. “Em outras palavras, o terreno das nulidades se apresenta hoje caoticamente, pantanoso, onde não há acordo sobre os temas envolvidos. Isso prejudica demasiadamente aqueles que estão submetidos à jurisdição penal”, afirma Rosmar.

Segundo Rosmar Alencar, o livro traz a estruturação das nulidades, em duas perspectivas. A primeira, estática, utiliza a análise da linguagem, para delimitar o conteúdo dos termos envolvidos. Trata-se da fundamentação da tese, com esteio na filosofia da linguagem e na lógica jurídica, usando conceitos da teoria do direito tomados de autores que contribuíram para a sistematização da ciência jurídica, como Hans Kelsen e Paulo de Barros Carvalho. “A precisão e o rigor no uso dos termos foram vertentes exploradas por se mostrarem úteis ao processo penal. Isso porque, no direito processual penal, a forma é a encarnação das garantias individuais fundamentais. Daí que, ao invés de sustentar a instrumentalidade do processo, a ‘Teoria da nulidade no processo penal’ é mais alinhada à instrumentalidade do direito material, devendo o processo ser o tutor da liberdade (direito substancial, seu instrumento)”. A segunda parte do livro expõe a dinâmica das nulidades, seu funcionamento, com o enfrentamento de casos práticos e com a exposição das nulidades possíveis no processo penal. É nesse ponto que se propõe evidenciar que a teoria é útil à prática.

A obra esclarece perspectiva diferente do senso comum. O resultado do trabalho, se compreendido pelo leitor ou aluno, é diferenciar o jurista da pessoa leiga. Em termos comparativos, aquele que percebe a estrutura jurídica da nulidade, tem a compreensão sobre as consequências que a produção de uma norma jurídica e a descrição de um ato processual produzem no processo. De forma análoga, um médico que conhece a estrutura de um órgão, tem a dimensão das consequências de uma incisão cirúrgica. A teoria, se aplicada, será uma forma de reduzir incertezas sobre o tema e de limitar prejuízo a direitos fundamentais.

O livro já está disponível para compra. Em Maceió, a Livraria Leitura do Parque Shopping, sede do lançamento (em 27/10/2016, às 19h), está vendendo o livro. No site da Editora Noeses (www.editoranoeses.com.br), e nas livrarias parceiras, também pode ser encontrada a obra.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade