Processo criminal será próxima classe a integrar o Processo Judicial Eletrônico

Imagem: O PJe trata de forma inovadora o processo criminal

Fonte: JFAL

Dentro da meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 100% dos órgãos julgadores de 1º e 2º graus, a próxima classe processual a tramitar por meio eletrônico será o criminal. O Tribunal Regional Federal da 5a. Região implementou e desenvolveu as últimas funcionalidades para que o sistema PJe possa se comunicar automaticamente com o Banco Nacional de Mandados de Prisão do CNJ e com o Rol Nacional de Culpados do CJF, possibilitando a implantação em 100% das classes processuais da Seções Judiciárias vinculadas ao TRF5.

O PJe trata de forma inovadora o processo criminal, pois permite agregar informações individualizadas sobre delitos e informações que interferem no curso do processo criminal. São informações de prisão, soltura, condenação entre outras armazenadas de forma individual - por réu - com um controle muito mais efetivo pelas partes, pelos procuradores e pelos magistrados.

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) e os sistemas digitais integrados permitem, com maior eficiência, a verificação dos riscos de prescrição punitiva e executória; registro dos fatos de interesse para a execução criminal, contagens automáticas de prazos de cumprimento e outras facilidades que reduzirão o tempo de análise dos processos criminais, sobretudo porque é possível expedir certidões nacionais e trocar informações com os órgãos de segurança pública.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade