Segunda-feira, 21 de novembro de 2016 14:38

JFAL entrega doações arrecadas por servidores em abrigos de idosos e crianças

     Servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) entregaram nos dias 16 e 17 de novembro os donativos arrecadados em gincana realizada na Semana do Servidor na JFAL. A gincana solidária denominada "Ações do Bem - JFAL" beneficiou duas entidades: o Abrigo São Vicente de Paulo e o Lar de Amparo a Crianças para Adoção (LACA).

   O LACA recebeu alimentos não perecíveis como achocolatado, farinha láctea, leite, farinha para mingau, fraldas descartáveis, sabonetes, almofadas para berço e brinquedos novos e usados. Ao Abrigo São Vicente de Paulo foram doados: açúcar, arroz,aveia, bolacha, café, farinha de mandioca, leite, macarrão, farinha de milho, óleo, água sanitária, colônia, xampu e condicionador, creme dental, desinfetante, detergente, papel higiênico, saco para lixo, sabão em pó, sabonetes, roupas usadas, sapatos novos e usados, lençóis e fraldas.

     Segundo a secretária-executiva do Lar de Amparo à Criança para Adoção, Cleópatra Diógenes de Melo, as doações são extrema importância, pois a instituição se mantém exclusivamente delas. “Hoje estamos com 13 crianças e essa ajuda é muito importante para a manutenção de todos”, falou.

     O Lar é uma instituição privada, que não recebe ajuda de verbas governamentais, sem fins lucrativos que tem como objetivo abrigar crianças com idades de 0 a 6 anos. Nasceu do trabalho conjunto de 10 senhoras, algumas inclusive mães adotivas, que há mais de 10 anos desenvolviam um trabalho voluntário neste sentido.

     Além de abrigar seus beneficiários, o LACA procura também em conjunto com o Juizado da Infância agilizar os processos para estabelecer o menor tempo possível desse abrigamento, reinterando-as às suas famílias de origem ou colocando-as para adoção.

     A instituição é mantida exclusivamente por doações financeiras mensais ou suprimentos em geral. O Lar Laca fica na Rua Projetada, N 358, Quadra F Loteamento Bariloche – Feitosa. contato@larlaca.com.br, 3320-2603.

     No Abrigo São Vicente de Paulo, a coordenadora Luciana de Oliveira Araújo agradeceu e parabenizou o que chamou de “louvável iniciativa” dos servidores da JFAL. O lar abriga hoje 25 idosos.

Histórico

     Em 11 de fevereiro de 1963, durante a festa de Nossa Senhora de Lourdes, foi  inaugurado o do Abrigo São Vicente de Paulo, uma iniciativa da Sociedade de São Vicente de Paulo, localizado na Rua General Hermes, 41 - Cambona – Maceió-AL. Naquela noite, apenas três pessoas carentes aceitaram o convite que lhes foram feito para pernoitarem no abrigo.

     De início, a Entidade funcionava apenas como abrigo noturno para os idosos do sexo masculino. Eles eram recebidos a partir das 18 horas, tomavam banho, jantavam e dormiam, na manhã do dia seguinte voltavam às ruas, entretanto, estas pessoas ficavam muito suscetíveis aos maus tratos, aos vícios e percebeu-se que esta forma de acolher os necessitados apenas durante a noite não contribuía para melhorar a qualidade de vida deles e, assim, os idosos carentes começaram a viver no abrigo.

     A missão é abrigar pessoas idosas do sexo masculino, proporcionando-lhes assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade. A visão: preservar a saúde física, mental e em caráter excepcional, atender pessoas idosas necessitando de amparo humano, limitado às possibilidades estruturais desta Obra Unida, observadas no que couber, a norma aplicável a cada caso. Maiores informações e doações: Rua General Hermes, 41 – Centro. Maceió-AL (Em frente a Secretaria da Fazenda de Alagoas – SEFAZ) Tel.: (82) 3326-2524//8819-4191/ 8876-8022. E-mail: recesao.svc@gmail.com/ www.facebook.com/AbrigoSaoVicentedePaulo
 
 Comunicação JFAL