Presidente do TRF5 dá posse a 16 novos juízes federais substitutos

Imagem: Novos juízes federais foram empossados na quarta, dia 7

Fonte: Roberta Mariz

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Rogério Fialho Moreira, deu posse, na tarde da quarta-feira (7/12), aos 16 juízes federais substitutos, aprovados no XIII Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto da 5ª Região. A solenidade foi realizada no auditório do Pleno do TRF5, e contou com a presença de magistrados, servidores, familiares e amigos dos novos juízes. Presentes à solenidade o desembargador convocado do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), Ricardo Vital de Almeida, representando o presidente daquela instituição; autoridades militares, diretores de foro e juízes federais, além do advogado Jaldemiro Rodrigues de Ataíde Júnior, representante da Ordem dos Advogados do Brasil na Comissão do Concurso.

O presidente do TRF5 saudou os novos magistrados, desejando boa sorte e coragem para o trabalho, além de recomendar zelo no cumprimento do ofício. O desembargador federal Edilson Pereira Nobre falou aos novos juízes em nome da Corte, na condição de presidente da comissão que os avaliou. “Impõe-se ao juiz possuir uma cultura geral e, igualmente, conhecimento específico sobre as matérias que em torno das quais gravita a sua competência. E assim se impõe porque o juiz há de conhecer a realidade social, ou seja, o meio onde suas decisões se fazem sentir, e, de conseguinte, ter consciência da tarefa que exerce, bem assim dos efeitos políticos, econômicos e sociais de suas decisões”.

O juiz federal substituto recém-empossado, Augusto César de Carvalho Leal, fez o discurso em nome dos novos magistrados. Em sua fala, o orador declarou que “mais do que pela aprovação no difícil concurso, somente seremos realmente merecedores da realização desse sonho se buscarmos, incansavelmente, concretizar as promessas da Constituição e, com elas, os legítimos sonhos, não raramente sufocados e silenciados, de quem, muitas vezes, não sabe ter sequer o direito de sonhar”.

Nesta sexta-feira (9/12), às 10h, na sala do Conselho de Administração do TRF5, haverá a aula magna do Curso de Iniciação à Magistratura, na qual o presidente desta Corte fará palestra para os novos juízes federais substitutos. A capacitação faz parte da formação dos magistrados antes de assumirem suas atividades.

Durante a semana de 12 a 16/12, a programação do curso contempla o Módulo Nacional da Formação Inicial, oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em parceria com a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). Também participam desse módulo da capacitação os juízes da justiça estadual de Pernambuco.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade