Cinquentenário da JFAL é marcado por homenagem emocionante a desembargador Paulo Cordeiro

Imagem: Ministro Humberto Martins participa de solenidade

Fonte: JFAL

Imagem: Presidente do TRF5 Rogério Meneses parabeniza JFAL pelos 50 anos

Fonte: JFAL

Imagem: Juiz Antônio José fala sobre lançamento da revista da JFAL

Fonte: JFAL

Imagem: Espaço onde vai funcionar o Memorial da JFAL

Fonte: JFAL

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira e o diretor do Foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas receberam autoridades, magistrados e servidores na noite da sexta-feira (17/3) nas comemorações dos 50 anos de reinstalação da Justiça Federal em Alagoas (JFAL).

Na oportunidade, foi lançada a sétima edição da Revista da Seção Judiciária de Alagoas, com premiação dos vencedores no concurso de monografias e prestada uma emocionante homenagem ao desembargador federal Paulo Machado Cordeiro. Houve ainda a reabertura do auditório Ministro Pedro Acioli; inauguração do espaço que servirá para abrigar o Memorial da Justiça Federal em Alagoas; a apresentação de cinco novos juízes federais à comunidade jurídica alagoana, além da segunda parte do vídeo sobre a história da JFAL.

O diretor do Foro abriu o evento Sobre o Cinquentenário da JFAL, Frederico Dantas citando Confúcio: “Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa”, ao falar da valiosa contribuição para formação dessa história de um seleto grupo de magistrados formado por Francisco Wildo da Silva Dantas, Paulo Roberto de Oliveira Lima, Sebastião José Vasques de Moraes, Paulo Machado Cordeiro e Sérgio José Wanderley de Mendonça. “Esse quinteto que está no segundo vídeo sobre a história da JFAL, tem valioso papel nesses 50 anos, que prossegue hoje com os novos juízes substitutos que hoje estão sendo apresentados e iniciando esta caminhada na JFAL”, falou.

Prosseguiu com um agradecimento especial à bancada de parlamentares no Congresso Nacional, em especial ao líder da bancada, deputado federal Ronaldo Lessa e ao presidente da Comissão de Orçamento, deputado federal Arthur Lira, pela mobilização para aprovação de emendas ao Orçamento da União que permitiu entregar nesta data parte da modernização do prédio sede da JFAL.

“Esta Ala A que estamos entregando hoje é apenas a parte mais visível e mais bonita da sede. Quero agradecer ao meu antecessor, juiz federal André Granja que conseguiu os recursos anteriores, agora complementados por nova emenda para conclusão das obras que também contou com o seu apoio e mobilização em Brasília”, falou Frederico Dantas. Agradeceu todo o apoio recebido do presidente do TRF5, Rogério Fialho, sem o qual não seria possível a realização das obras.

Homenagem Paulo Cordeiro

Na homenagem ao desembargador Paulo Cordeiro, Frederico Dantas fez um relato histórico e emocionante sobre o homenageado, desde quando o conheceu, passando pela sala de aula como seu aluno na Ufal até 1999, quando ingressou na JFAL. “Foi a partir de 1999 , quando cheguei na Justiça Federal como técnico judiciário da 3ª Vara, com a convivência diuturna no trabalho, que tive a honra de começar a conhecer verdadeiramente Paulo Cordeiro, um homem cuja vida é dedicada a servir a Justiça Federal.

Seu grande traquejo, Segundo Frederico Dantas não só para decidir as causas, como também para receber partes e advogados, sempre com grande e sincero zelo, é modelo que todo juiz há de perseguir. Disse guardar consigo sua lição fundamental: “Frederico, as pessoas gostam de atenção”. Essa lição, o desembargador sempre praticou com todos, inclusive e nomeadamente com a equipe da 3ª Vara. “Cordeiro é um chefe atencioso, gentil e justo e, por isso, querido e respeitado pelos seus servidores, tanto assim que eles foram em caravana a Recife para assistir à solenidade de sua posse como Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, compartilhando daquele momento de júbilo pelo coroamento de mais de 20 anos de trabalho árduo como magistrado de primeiro grau”.

Conta que na 3ª, tornou-se seu discípulo e aprendeu muito sobre Direito, sobre Justiça, sobre a vida. “Estar com Paulo Cordeiro é aprender, a todo o momento. Sua inteligência superior, aliada à uma larga experiência de vida - como ele sempre diz " o diabo é esperto porque é velho " - não se contém em si. “Com sua importante contribuição e incentivo, muito estudo, e alguma sorte, pude voltar à 3ª Vara como Juiz Substituto para continuar meu aprendizado com meu mestre”, completou. Paulo Cordeiro agradeceu muito emocionado a homenagem.

O presidente do Tribunal Federal da 5ª Região, Rogério Meneses saudou os 50 anos da JFAL com um histórico da reinstalação e da importância destas cinco décadas para a preservação da democracia e de julgamentos de causas da União. “Essa casa que hoje se apresenta ainda mais bonita, foi reinstalada em 1967 com os dois fundadores: Carlos Gomes e Pedro Acioli. A Seção de Alagoas sempre dispôs de prestígio no cenário jurídico nacional e de Alagoas, sempre foi considerada um brinco”, disse o presidente do TRF5, ao citar a organização e os resultados sempre obtidos ao longos dos anos. Por isso mesmo, o Tribunal fez questão de está aqui hoje em peso, num merecido tributo a Seção Judiciária de Alagoas.

Rogério Meneses fez questão de exaltar o homenageado Paulo Cordeiro e o diretor do Foro, Frederico Dantas pela capacidade administrativa em entregar parte do prédio reformado e modernizado, especial o belo auditório, que há poucos meses estava fechado, junto com um espaço onde vai funcionar o Memorial da JFAL.

O ministro Humberto Martins vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) trouxe uma saudação da presidente do STJ, ministra Laurita Vaz e falou da alegria em participar do Jubileu de Ouro da Justiça Federal em Alagoas.

O juiz federal diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, Seccional Alagoas, Antônio José de Carvalho Araújo falou sobre a importância do lançamento sétima edição da Revista da Seção Judiciária de Alagoas e anunciou os vencedores do concurso de monografias: Ceres Loise de Mendonça Barbosa e Ronald Pinheiro Rodrigues. “A revista proporciona à sociedade artigos que relatam, além de análises doutrinárias, de legislação e jurisprudência, a inspiração em temas que dizem respeito à Justiça Federal. Importantes juristas já foram homenageados pela revista: Francisco Wildo, Paulo Roberto de Oliveira Lima, Margarida Cantarelli, Ridalvo Costa, e os ministros Luiz Alberto Gurgel e Marcelo Navarro.

A solenidade foi concorrida e contou com a presença vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins; presidente eleito do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) Manoel Erhardt; desembargadores federais do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, Paulo Cordeiro, Cid Marconi, Rubens Canuto; senador Benedito de Lira; vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Pedro Augusto Mendonça; desembargadores Tutmés Airan e Cléver Loureiro; presidente do TRT Alagoas, Pedro Inácio; presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela; desembargador Fernando Cerqueira de Pernambuco; procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Menonça; juízes federais da JFAL; juízes de Direito; advogados, procuradores da República; o conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas, Anselmo Roberto Brito; professores da Ufal e servidores da JFAL, dentre muitas outras autoridades.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade