Centro de Conciliação faz mutirão para processos da Caixa Econômica

Imagem: Juiz Sérgio Brito coordena mutirão no Centro de Conciliação

Fonte: JFAL

O Centro de Conciliação da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) concentra um mutirão de processos de pessoas físicas e jurídicas, além de mutuários inadimplentes com a Caixa Econômica Federal, iniciado na quarta, dia 29 e seguindo até esta sexta-feira, dia 31. O evento tem a participação dos cinco novos juízes federais substitutos, sob a coordenação do juiz federal Sérgio de Abreu Brito, presidente da Turma Recursal e responsável pelo Centro de Conciliação da JFAL.

Segundo Sérgio Brito, as conciliações buscam a resolução de conflitos por meio das próprias partes. “É o método chamado autocomposição, onde se procura reduzir o número de demandas judiciais”, observa o magistrado. Os processos, cerca de 20 por turno, são da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 13ª Varas Federais Comuns na capital.

Os acordos ocorrem com a renegociação e/ou parcelamento de débitos junto à Caixa Econômica. Numa das conciliações, a empresa Gift Presentes e Embalagens negociou um débito de empréstimo junto ao banco, que caiu de R$ 60 mil para R$ 23 em pagamento numa única parcela. “O juiz aqui é um ótimo conciliador, estamos apenas negociando a questão de um bloqueio judicial existente, mas trata-se de uma ótima oportunidade com ótimas condições de acordo”, disse Adriana Batista, uma das representantes da empresa.

O juiz federal substituto Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda Neto, que participa do mutirão, destacou a importância do trabalho no Centro de Conciliação. “Este é o espírito no novo Código de Processo Civil, pois buscar a conciliação é menos traumático às partes, sem a imposição do juiz e a demanda de recursos. A Caixa tem flexibilizado as condições, mas a crise econômica é um fator que tem dificultado: as pessoas querem negociar, mas está difícil o comprometimento financeiro”, diz Ângelo Miranda.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade