JFAL investe em lâmpadas LED para economizar

Imagem: 1637.jpg

Fonte: JFAL

As lâmpadas de LED, que consomem menos energia do que as convencionais incandescentes ou fluorescentes, vêm conquistando o mercado em razão do menor consumo de energia e de serem menos agressivas ao meio ambiente. No Plano de Gestão de 2017, foi prevista como medida socioambiental a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED na Justiça Federal em Alagoas (JFAL).

Assim, a JFAL adquiriu, ainda no final de 2016, 2.500 lâmpadas LED, já tendo sido efetuada a substituição nas salas de audiência e nos gabinetes dos juízes, titulares e substitutos. Nos demais ambientes, as fluorescentes serão substituídas gradualmente por lâmpadas de LED, à medida que as antigas perderem a capacidade de uso. Na recente reforma realizada no Salão Nobre, na Biblioteca, no Memorial e no Auditório, todas as lâmpadas foram substituídas por modelos com tecnologia LED. Nas reformas do Juizado e da Turma Recursal (6º Pavimento), em fase de licitação, já está prevista a instalação das lâmpadas de LED.

O LED (Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz) é um dispositivo eletrônico que transforma energia elétrica em luz. Essa transformação é diferente da realizada nas lâmpadas convencionais (incandescentes e fluorescentes), que utilizam filamentos metálicos e descargas de gases.

Histórico das LEDs

A lâmpadas de LED foram aperfeiçoadas graças a três cientistas japoneses que receberam o prêmio Nobel de física de 2014, concedido pela Real Academia das Ciências da Suécia. Os três inventaram, na década de 90, o emissor de luz azul de diodo, que, combinado com os LEDs verde e vermelho já existentes, possibilitou a criação de lâmpadas de luz branca mais duradouras e eficientes do que todas as demais.

A tecnologia foi criada na Rússia ainda na década de 20 e desde os anos 60 os LEDS de luz verde e vermelha já eram utilizados em pequenos dispositivos como calculadoras e placas de circuitos. Porém, apenas com a descoberta da luz de LED azul, na década de 90, foi possível combinar as três cores para obter uma lâmpada de luz branca, resultando numa fonte de energia mais eficiente e sustentável.

Atualmente, sua utilidade ampliou-se e o LED já pode ser encontrado em televisões, monitores de computador, lanternas e telas de celulares.

A venda de lâmpadas incandescentes foi proibida no Brasil em 2016, num processo anual gradativo de restrição também de fabricação e importação. A maior parte da energia é usada para aquecer esse tipo de lâmpada e não para iluminar. Cerca de 80% da energia é dissipada na forma de calor.

As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as lâmpadas incandescentes, por isso são amplamente usadas na iluminação de escritórios e instalações industriais, ganhando espaço no mercado residencial graças às campanhas de economia de energia. Entretanto, possuem mercúrio na sua composição, o que prejudica a natureza em caso de contaminação do solo ou a água.

Já as lâmpadas de LED iluminam mais e consomem menos energia. Permitem direcionar a luminosidade. Com apenas 6 a 8 watts de potência, produzem a mesma luminosidade que as lâmpadas incandescentes de 100 watts. São 12 vezes mais eficientes e reduzem a conta de energia em quase 90%. Não contém mercúrio e não emitem calor e nem raios ultravioleta.

Comparação de consumo de energia

A diferença no consumo energético entre as opções de iluminação pode ser percebida no gasto a cada hora. Uma lâmpada incandescente de 60W, por exemplo, consome a mesma energia que uma luminária LED de apenas 4,5W. Isso representa uma economia de 55,5W a cada hora.

O uso das lâmpadas fluorescentes é um pouco mais econômico se comparado ao das incandescentes, mas, ainda assim, consome em quantidades muito superiores ao gasto energético do LED. Uma luz tubular fluorescente com 40W, por exemplo, proporciona o mesmo consumo de lâmpadas de LED que trabalham com 18W. A troca de um modelo pelo outro é capaz de proporcionar uma economia de 55,5W por hora.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade