JFAL abre seleção para estágio para Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura,

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) publica edital para a realização de processo seletivo destinado a estágio em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura, Informática e Biblioteconomia. As inscrições serão no período de 26/06 a 14/07/2017, das 9 às 18 horas. As vagas são para e estágio não-obrigatório na sede da Seção Judiciária de Alagoas (Maceió) e nas Subseções Judiciárias de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema, e à formação de cadastro de reserva, conforme edital publicado em anexo.

Considera-se estágio obrigatório aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga-horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. O estágio não-obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga-horária regular e obrigatória.

No prazo de inscrições, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site da Seção Judiciária de Alagoas (www.jfal.jus.br), fazendo opção pelo local onde concorrerá à vaga.

Para confirmação da inscrição, o candidato deverá entregar na Seção de Treinamento e Desenvolvimento do Edifício sede da SJAL, e na Administração das demais Subseções, até o último dia e horário previstos no Edital, duas vias das fichas de inscrições impressas, uma cópia de documento com foto, e entregar, a título de doação, duas latas de leite em pó, as quais serão distribuídas gratuitamente pela Justiça Federal a instituições beneficentes.

Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência (assim qualificada nos termos do Decreto nº. 3.298/99) o percentual de 10% das vagas oferecidas em razão deste certame, que surgirem durante o prazo de validade do concurso.

A contratação só será efetivada se o candidato aprovado, quando da assinatura do termo de compromisso, estiver devidamente matriculado a partir do 3º período do curso ou comprovar tempo mínimo remanescente de um ano para a respectiva conclusão do curso. O estudante aprovado no processo seletivo, no momento de sua convocação para o estágio, que não atender as exigências do item acima deste edital, poderá requerer o reposicionamento para o final da lista de classificados.

O estágio terá duração de um ano, prorrogável por mais um ano, a critério exclusivo do titular da unidade a que estiver vinculado o estagiário, por manifestação escrita ao Diretor do Foro, desde que o estudante tenha obtido desempenho satisfatório na avaliação de desempenho à qual será submetido.

O estagiário cumprirá jornada de 20 horas semanais, devendo o horário do estágio corresponder ao expediente da Seção Judiciária de Alagoas e compatibilizar-se com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado. O período máximo de estágio será de dois anos, salvo quando se tratar de pessoa com deficiência, consoante o art. 11 da Lei nº 11788/2008 c/c o art. 7º, caput e parágrafo único da Resolução nº 14/2015-TRF5.

A Justiça Federal concederá ao estagiário, de acordo com a frequência e a título de bolsa de estágio, auxílio financeiro correspondente a R$ 845,00, além do auxílio-transporte no valor diário de R$ 7,00, valores fixados em Ato especifico pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Será devido ao estagiário o auxílio-transporte previsto no art. 12 da Lei 11.788/2008 c/c o art. 10 da Resolução nº 208/2012-CJF e art. 11, da Resolução nº 14/2015-TRF5.

Etapas

A seleção constará de duas fases, a primeira com uma prova escrita e a segunda com uma entrevista, sendo eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma dela. A prova escrita consistirá de prova seletiva de múltipla escolha, onde os candidatos responderão a 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas, das quais apenas uma correta, cada uma valendo um ponto, totalizando 30 pontos e uma questão discursiva valendo 10 pontos.

Para as vagas destinadas aos cursos de Arquitetura e Engenharia, a questão discursiva constará de uma redação com tema ligado ao conteúdo do programa, que deverá ser abrangido em no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. Na correção será observado o conhecimento técnico do tema sugerido e o domínio da língua portuguesa. Para as vagas destinadas ao curso de Administração, além das questões objetivas serão três questões discursivas, duas valendo 3,5 e uma valendo 3,0.

O tempo previsto para a realização das provas escritas (objetivas e subjetivas) será de quatro horas, não havendo, por qualquer motivo, prorrogação em virtude de afastamento de candidato da sala de prova. A apuração da classificação observará o critério de maior pontuação.

Os 20 candidatos melhores classificados na primeira fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas em Maceió, participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (vigésima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item.

Os 10 candidatos melhores classificados na primeira fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas nas Subseções, participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (décima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item.

A segunda fase consistirá de entrevista, onde os candidatos serão inquiridos pela comissão examinadora sobre sua aptidão para o estágio e para a matéria indicada no programa. A avaliação da entrevista valerá 10 pontos, considerando-se aprovados os candidatos que obtiverem seis pontos ou mais.

A nota final corresponderá à média ponderada do total de pontos obtidos pelo candidato nas duas fases, somados e divididos por cinco. Eventual necessidade de desempate de notas, para fins de classificação final, será resolvida a partir da aplicação do critério da média geral mais elevada registrada no histórico escolar atualizado. O candidato disporá de até dois dias úteis, a contar da data do envio de email de solicitação do referido documento, e apresentá-lo à Justiça Federal. Persistindo o empate, terá preferência o candidato que esteja no período mais avançado. Ainda persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho.

Os candidatos deverão comparecer ao local das provas e do exame oral com a antecedência mínima de 60 minutos, portando o comprovante de inscrição, RG ou documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta e uma prancheta.

ANEXO I - DO QUADRO DE VAGAS

Curso Vagas Imediatas Local

Administração

2 Maceió

  • Arapiraca

Arquitetura 2 Maceió

Ciências Contábeis

  • Maceió

  • Arapiraca

  • União dos Palmares

  • Santana do Ipanema

Engenharia Civil 1 Maceió

Informática 2 Maceió

  • Arapiraca

Biblioteconomia * Maceió

*Cadastro de reserva. Os candidatos aprovados serão convocados para preencher as vagas que surgiram durante a validade do concurso.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Administração

  1. Teorias da Administração: Enfoque Humanístico - Teoria das Relações Humanas, Enfoque Estruturalista - Burocracia (Max Weber) e Enfoque Sistêmico - Teoria Geral dos Sistemas. 2. Comportamento Humano nas Organizações: Liderança, Grupos e Relacionamento Interpessoal. 3. Gestão de Pessoas: conceito, objetivos e processos da Gestão de Pessoas. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações. Gestão por Competências. 4. Regime Jurídico dos Servidores Públicos (Lei nº. 8.112/90 e alterações posteriores): Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Direitos e Vantagens; Gratificações e Adicionais; Férias; Benefícios. 5. Noções de Planejamento Estratégico e de Gerenciamento de Projetos e de Processos. 6. Licitações: conceito, finalidade e modalidades. Contratos administrativos: conceito e características.

Arquitetura

  1. AutoCAD, da AutoDesk. 2. Desenho Arquitetônico: 2.1. Proporção e Escala, 2.2. Planta de Situação, 2.3. Planta de Locação, 2.4. Planta de Coberta, 2.5. Planta Baixa, 2.6. Cortes, 2.7. Fachadas, 2.8. Representação gráfica para projetos de arquitetura - NBR 6492/1994 e suas atualizações. 3. Detalhes arquitetônicos construtivos e de mobiliário. 4. Arquitetura de interiores em espaços corporativos, 4.1. Resolução nº 114, de 20 de abril de 2010, do CNJ. 5. Levantamento arquitetônico. 6. Noções de Estruturas de Concreto - NBR 6118/2014 e suas atualizações. 7. Internet, e-mail como objetivo de pesquisa de materiais e repasse de informações e mensagens a fornecedores e contratados. 8. Acessibilidade a edificações públicas, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - NBR 9050/2004 - ABNT e suas atualizações. 9. Planejamento Urbano. 9.1. Uso e ocupação do solo: 9.2. Conceituação da terminologia empregada em Legislação Urbanística; 9.3. Índices, taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento. 10. Sustentabilidade arquitetônica e urbana. 11. Lei de Uso do Solo e Código de Urbanismo e Edificações do Município de Maceió (LEI MUNICIPAL Nº 5.593/2007 e atualizações). 12. História da Arquitetura e do Urbanismo: 12.1. Conhecimentos básicos de intervenção em prédios históricos 13. Conforto Ambiental: 13.1. Insolação, 13.2. Ventilação, 13.3. Iluminação natural, 14. Técnicas construtivas: 14.1. Materiais de construção, 15. Noções básicas da Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública (Lei 8.666/93 e suas atualizações). 16. Projetos de instalações prediais: 16.1. Instalações elétricas 16.2. Instalações hidráulico-sanitárias, 16.3. Prevenção contra incêndio e pânico. 17. Obras: 17.1. Planejamento de obra. 17.2. Noções de Orçamento de obra. 17.3. Manual de Práticas de Projetos, Construção e Manutenção da Secretaria de Estado da Administração e Patrimônio (SEAP), disponível em https://compras.serviços.gov.br/index.php/publicacoes2.

Ciências Contábeis

Contabilidade Geral: 1. Princípios Fundamentais de Contabilidade - Resolução CFC nº 750, de 29/12/1993. 2. Estrutura Conceitual Contábil. 3. Demonstrações Contábeis Obrigatórias, forma, abrangência, conteúdo e evidenciação. 4. Componentes patrimoniais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. 5. Alteração da Situação Líquida, tratamento e registro contábil. 6. Apuração do Resultado do Exercício, aplicabilidade do Regime de Competência de Exercício e Regime de Caixa.

Administração Orçamentária e Financeira: 1. Princípios orçamentários. 2. Orçamento-programa. 3. Regimes orçamentários: competência do exercício e de caixa. 4. Leis orçamentárias: PPA, LDO e LOA. 5. Receita Pública. 6. Despesa Pública. 7. Fases da Despesa: empenho, liquidação e pagamento. 8. Despesas de exercícios anteriores. 9. Restos a pagar. 10. Porcentagem e Juros Simples. 11. Lei 8.666/93. 12. Noções de Excel.

Informática

Conceitos básicos: 1. Sistemas operacionais Linux, Windows versões Servidor e Cliente; 2. Protocolos de rede: conceitos, aplicabilidade, funcionamento e portas de comunicação; 3. Endereçamento IP; 4. Firewall; 5. Backup; 6. Wireless; 7. Protocolos: DHCP e DNS; 8. Linguagens de Programação: PHP e Javascript; 9. Banco de Dados: Comandos SQL; 10. Desenvolvimento Web: HTML e CSS.

Engenharia Civil

  1. Planejamento (Fases do planejamento), orçamento de obras (Composição de custos unitários, BDI). Locação de obra; sondagens. 2. Instalações provisórias: Canteiro de obras; proteção e segurança, depósito e armazenamento de materiais, equipamentos e ferramentas. 3. Fundações: Escoramentos; Estruturas de concreto; formas; armação. 4. Argamassas. 5. Instalações prediais. 6. Alvenarias. 7. Revestimentos. 8. Esquadrias. 9. Coberturas. 10. Pisos. 11. Pinturas (de revestimentos em argamassa, madeira, aço - tratamento de superfície e pintura). 12. Impermeabilização (Processos de impermeabilização e adequação do processo a cada situação). 13. Isolamento térmico. 14. Materiais de construção civil: Aglomerantes - gesso, cal, cimento Portland; Agregados; Argamassa; Concreto: dosagem, tecnologia do concreto; Aço; Madeira; Materiais cerâmicos; Vidros; Tintas e vernizes; Recebimento e armazenamento de materiais. 15. Mecânica dos solos: Origem, formação e propriedades dos solos; índices físicos; pressões nos solos; prospecção geotécnica; permeabilidade dos solos; percolação nos solos; compactação dos solos; compressibilidade dos solos; adensamento nos solos; resistência ao cisalhamento dos solos; empuxos de terra; estruturas de arrimo; estabilidade de taludes; fundações superficiais, fundações profundas. 16. Resistência dos materiais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem. Análise estrutural: esforço normal; esforço cortante; torção e momento fletor. Estudos das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas Gerber, quadros, arcos e treliças); deformações e deslocamentos em estruturas isostáticas; linhas de influência em estruturas isostáticas; esforços sob ação de carregamento, variação de temperatura e movimentos nos apoios. 17. Dimensionamento do concreto armado. Estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação. Dimensionamento de vigas retangulares sob flexão. Dimensionamento de vigas T. Cisalhamento. Dimensionamento de peças de concreto armado submetidas a torção. Dimensionamento de pilares. Dimensionamento de lajes. Detalhamento de armação em concreto armado. Norma NBR 6118 (2014) - Projeto de estruturas de concreto - procedimentos. 18. Instalações prediais (Procedimentos e materiais): Instalações elétricas (Baixa tensão). Instalações hidráulicas (Água fria, água quente, sistemas de combate a incêndio). Instalações de esgoto. Instalações de águas pluviais. Saneamento básico - tratamento de água e esgoto. Hidráulica aplicada e hidrologia. 19. Saúde e segurança ocupacional em canteiro de obra; Norma NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. 20. Responsabilidade Civil e Criminal em Obras de Engenharia e Conhecimentos legais sobre o enquadramento dos responsáveis. 21. Patologia das obras de engenharia civil (Estruturas de concreto armado, alvenarias, revestimentos). 22. Engenharia de avaliações: legislação e normas, laudos de avaliação. 23. Qualidade de obras e certificação de empresas; Aproveitamento de resíduos e Sustentabilidade na construção; Inovação tecnológica e Racionalização da construção. 24. Guia de Projetos e Obras da Justiça Federal, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 80, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009 do CJF (disponível em www.cjf.jus.br). 25. Manual de Práticas de Projetos, Construção e Manutenção da Secretaria de Estado da Administração Patrimônio(SEAP), disponível em https://compras.serviços.gov.br/index.php/publicacoes2. 26. Informática: Domínio dos Programas AutoCAD, da AutoDesk; Microsoft Excel 2003 e Microsoft Word 2003.

Biblioteconomia

1.Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: conceito, desenvolvimento e estrutura da documentação. 2. Bibliotecas e Sistemas de Informação Jurídicos: centros, serviços, gestão e tratamento da informação. 3. Recursos Informacionais: tipologia de fontes bibliográficas e de dados; fontes impressas e eletrônicas; novas tecnologias na recuperação da informação; bases de dados; bibliografias e catálogos brasileiros e internacionais; redes de informação brasileiras e estrangeiras; catálogos coletivos. 4. Indexação e Resumo: teorias e metodologias; política; avaliação de resumos e índices. 5. Linguagens Documentárias: tipologia, conceitos, metodologias e gestão. 6. Representação Descritiva: conceitos; descrição bibliográfica (ISBD; ISSN, ISBN); AACR2 (autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais - legislação e jurisprudência); catalogação cooperativa; formatos de intercâmbio. 7. Representação Temática: conceitos e gêneros de representação documentária; sistemas de classificação bibliográfica e outras linguagens; histórico e estrutura; Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Decimal de Direito (CCDir) - Dóris. 8. Normas de informação e documentação da ABNT (NBR 6022, 6023, 6024, 6027, 6028, 6029, 10520,14724). 9. Desenvolvimento de Coleções: conceitos; processos e políticas; seleção e aquisição; cooperação interbibliotecária; avaliação de coleções. 10. Administração de Bibliotecas: organização, gestão e avaliação de sistemas e serviços de unidades de informação; teorias de administração; administração de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais; avaliação de serviços. 11. Planejamento Bibliotecário: instrumentos de execução, controle e avaliação. 12. Informática: noções de informática; automação de bibliotecas e serviços de informação. 13. Serviços ao Usuário: serviço de referência e informação; educação do usuário; disseminação da informação e marketing. 14. Fontes de Informação Jurídica.

ANEXO III - CALENDÁRIO DO CONCURSO

INSCRIÇÕES: 26/06 a 14/07/2017, das 9h às 18h

Realização da 1ª FASE: 28/07/2017, às 08 horas.

(Duração: 4 horas).

Divulgação do gabarito da 1ª FASE: 31/07/2017

Resultado da 1ª FASE: 07/08/2017

Recursos: 08 e 09/08/2017

Resultado definitivo da 1ª FASE: 10/08/2017

ENTREVISTA: 17/08/2017, às 09 horas (Administração, Ciências Contábeis e Biblioteconomia)

ENTREVISTA: 18/08/2017, às 09 horas (Engenharia, Arquitetura e Informática)

RESULTADO FINAL: 23/08/2017.

ANEXO IV - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

  1. Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponibilizada no sítio www.jfal.jus.br, opção “Concursos”) e impressa em duas vias;

  2. Uma cópia de documento com foto;

  3. A título de doação, solicitamos duas latas de leite em pó, a serem recebidas no momento da inscrição, as quais serão destinadas pela Justiça Federal a instituições de caridade;

  4. Uma cópia do histórico analítico do curso.

ANEXO V - INSCRIÇÕES E LOCAL DAS PROVAS

Seção Judiciária de Alagoas: Av. Menino Marcelo, s/n, Serraria, Maceió/AL. Informações: (82) 2122-4373/4205.

Subseção Judiciária de Arapiraca: Rua José Jailson Nunes, s/n, Santa Edwirges, Arapiraca-AL. Informações: (82) 2122-6963.

Subseção Judiciária de União dos Palmares: Br-104, Km 36, Fazenda Cana Brava, Distrito Industrial, União Dos Palmares/Al. Informações: 2122-6904.

Subseção Judiciária de Santana do Ipanema: Rua Sebastião Pereira Bastos, nº 508, Monumento - Santana do Ipanema/AL. Informações: (82) 2122-6928.

Anexos

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade