TRF5 reduz tempo de prisão de estelionatária ex-funcionária da Emater

Depois de ter sido condenada pela 3ª Vara da Justiça Federal em Alagoas a uma pena de três anos de prisão e ao pagamento de multa pela prática de estelionato, a ex-funcionária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Maria de Lourdes Vieira, obteve parcial provimento da Apelação Criminal (AC 4632/AL) interposta em seu favor.

Na última sessão, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) - integrada pelos desembargadores federais Lázaro Guimarães (presidente), Ivan Lira de Carvalho e Francisco Barros Dias - decidiu, por unanimidade, reduzir a pena de Maria de Lourdes para um ano e quatro meses, em regime aberto. A pena ficará suspensa por dois anos, desde que a estelionatária não se ausente da localidade onde tem residência fixada sem autorização judicial e que se apresente sempre que for convocada pelo juiz. Caso a ex-funcionária da Emater obedeça a essas condições, conquistará a extinção da pena.

De acordo com a defesa, Maria de Lourdes e outros empregados da Emater ficaram oito meses sem receber os vencimentos. O atraso no recebimento dos salários levou a então funcionária do setor burocrático da referida empresa a emitir atestados fraudulentos que garantiam a demissão dela e de outros funcionários da Emater. Os documentos falsos foram utilizados pela estelionatária e por outros empregados para o saque ilegal do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Como a apelante é primária, possui boa conduta social e não apresenta tendência à criminalidade, o parágrafo 3º do artigo 171 (no qual se enquadra o crime de estelionato) garante que deve ser aplicada a pena mínima, que é de um ano e quatro meses.

Carla Nascimento www.trf5.gov.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade