Juiz Federal de Alagoas suspende decreto que extinguiu Reserva Nacional de Cobre e seus Associados - RENCA

Imagem: Amazônia: Reserva Nacional de Cobre e seus Associados

Fonte: JFAL

O Juiz Federal Substituto da 2ª Vara Federal em Alagoas, Ricardo Luiz Barbosa de Sampaio Zagallo, determinou a imediata suspensão dos efeitos do Decreto nº 9.147/2017, de 28 de agosto de 2017, que substituiu o Decreto nº 9.142, de 22 de agosto de 2017, mas manteve a extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados - RENCA, criada em 24 de fevereiro de 1984, ficando suspensos, igualmente, eventuais atos praticados com fundamento no decreto atual (nº 9.147/2017) ou no revogado (nº 9.142/2017).

A decisão liminar atendeu ação popular na qual o autor afirma que a extinção da RENCA, para a promoção da exploração mineral, ameaça a diversidade biológica, o ambiente natural, a integridade das unidades de conservação federal e estadual, bem assim o modo de vida dos povos indígenas e da população tradicional daquela região, tendo em vista os grandes impactos socioambientais decorrentes de tais atividades.

Segundo o magistrado, embora a criação da RENCA, por meio do Decreto n. 89.404, de 24 de fevereiro de 1984, tenha sido influenciada pela doutrina da Segurança Nacional, buscando a proteção das riquezas nacionais de eventual usurpação estrangeira, com a promulgação da Constituição Federal de 1988 não mais persiste qualquer distinção entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, sendo a defesa do meio ambiente um dos princípios da ordem econômica (art. 170, VI), estando a exploração dos recursos minerais vinculada à recuperação do meio ambiente degradado (art. 225, § 2º). Assim, mesmo tendo sido criada sob a vigência da Constituição anterior, qualquer alteração ou supressão no espaço territorial especialmente protegido pela RENCA somente são possíveis mediante a edição de lei, na forma do inciso III do § 1º do art. 225 da Constituição Federal. Acrescente-se a isso a igual exigência de lei para fins de regulação do uso dos recursos naturais da Floresta Amazônica brasileira, conforme previsto no § 4º do art. 225 da Constituição da República.

Além disso, destacou, a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho, internalizada no sistema jurídico nacional pelo Decreto nº 5.051/2004, consagra aos povos indígenas e às comunidades tradicionais o direito de participação nas decisões que possam afetá-los, sendo reconhecido pelo próprio Decreto nº 9.147/2017 a sobreposição parcial da área da RENCA com as terras indígenas Rio Paru D´Este, localizada no Estado do Pará, e Waiãpi, localizada no Estado do Amapá.

“Assim, sem entrar necessariamente no mérito da necessidade ou não da RENCA para a efetiva proteção do meio ambiente na região, ou da sua extinção ser ou não compatível com o desenvolvimento sustentável, resta demonstrado, neste juízo liminar, que sua extinção mediante decreto presidencial não observou a Constituição Federal, não tendo sido oportunizada a participação da sociedade, por meio do Congresso Nacional, nem sido ouvidas as comunidades indígenas afetadas”, destacou Ricardo Zagallo.

“Essa circunstância, aliada à possibilidade de graves e irreversíveis danos ao meio ambiente, inclusive conforme Nota Técnica elaborada pelo próprio Ministério do Meio Ambiente, como noticiado pela imprensa e trazido pelo autor, impõem a imediata sustação dos efeitos do Decreto nº 9.147/2017 até o julgamento desta ação popular”, conclui o magistrado federal.

Por fim, o magistrado determinou a expedição de ofício à 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, na qual tramita ação popular com o mesmo objeto (Ação Popular nº 1010839-91.2017.4.01.3400), para fins de análise da competência daquele Juízo, tendo em vista que a presente ação popular foi protocolada antes daquela, havendo prevenção da 2ª Vara Federal em Alagoas para processar e julgar a matéria.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade