Semana do Servidor: abertura enfoca câncer de mama e doenças cardiovasculares

Imagem: Palestra "Mama, o Estado da Arte, com Humberto Chaves

Fonte: JFAL

Imagem: Diretor substituto, juiz federal Sebastião Vasques abriu a Semana do Servidor

Fonte: JFAL

Imagem: Médica Ana Karolina Quiroz fala sobre doenças cardiovasculares

Fonte: JFAL

A Semana do Servidor na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) foi aberta na tarde da segunda-feira (23/10) pelo diretor do Foro em exercício, juiz federal Sebastião José Vasques de Moraes. “É um prazer está aqui iniciando essa semana de atividades e homenagens dedicadas ao nosso servidor tão importante para o congraçamento e o estreitamento no local de trabalho, uma vez que o nosso diretor Raimundo Campos não pôde comparecer por motivo de saúde, mas aqui estará no encerramento na quinta-feira”, ressaltou Sebastião Vasques.

Antes da primeira palestra foi lida a mensagem que o diretor Raimundo Alves de Campos Júnior enviou aos servidores. “Impossibilitado de comparecer à abertura das festividades da Semana do Servidor, que começará nesta segunda-feira, dia 23.10.17, não poderia deixar de enviar uma mensagem de agradecimento, de admiração e de respeito a todos aqueles dedicados e valorosos servidores, que fazem do seu trabalho um local de alegria e de dedicação, para bem atender aqueles que procuram os serviços de nossa instituição, e que sempre procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar suas atividades para que façam diferença substancial na qualidade dos serviços prestados, contribuindo para aumentar a confiança e a credibilidade da Justiça Federal em Alagoas”, destaca a mensagem.

“Mama, o Estado da Arte”

A primeira palestra da tarde: “Mama, o Estado da Arte” foi proferida pelo doutor José Humberto Chaves: doutor em Bioética, mestre em Ciências Obstetrícas e pós-doutorado em Comunicação e Saúde. Ele trouxe uma aula poética para abordar o tema câncer de mama, uma forma de desmistificar a doença. “Nós não podemos ser mais agressivos que a doença”, falou ao iniciar com uma retrospectiva de como a mama sempre foi retratada nas artes da pintura e escultura por mulheres jovens e belas, fugindo da realidade da anatomia do envelhecimento mamário.

Mostrou a importância da amamentação, desde as históricas amas de leite até a proteção que o aleitamento traz para a proteção contra o câncer de mama, além de ilustrar problemas como mastite no pós-parto e herpes viral que pode acometer as mamas. “Na década de 60, os seios também foram símbolos da liberdade feminina e a contracepção um divisor de águas”, observou.

Humberto Chaves ressaltou um outro ponto: a falta de limites na modificação da arquitetura das mamas por meio de intervenções cirúrgicas estéticas. “É comprovado que a mama sem mudança em sua arquitetura é cerca de 100 vezes mais fácil o diagnóstico do câncer de mama”, disse o especialista.

Lembrou ainda que não há como prevenir a doença, mas apenas se fazer uma detecção precoce. O Instituto Nacional do Câncer estima que só em Maceió, haverá 270 novos casos da doença só este ano. “O câncer, porém, é plenamente curável com um diagnóstico precoce, atinge 200 mulheres para um homens e só 5% dos casos são hereditários se houver um parente de primeiro grau com caso e o câncer foi bilateral”, explicou. Humberto Chaves concluiu lembrando que “o grande referencial de saúde é a felicidade”.

Doenças cardiovasculares

A segunda palestra; “Proteja seu Coração: Fatres de Risco Cardiovasculares” foi apresentada pela médica Ana Karolina Queiroz de Souza, do Hospital do Coração, uma vez que as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil e no mundo.

Ana Karolina abordou os fatores de risco modificáveis e não modificáveis. Dentre os modificáveis se inserem a diabetes, dislipidemia, tabagismo, sedentarismo e hipertensão. Os não modificáveis são a genética, com casos de doença precoce antes dos 55 anos em homens e de 65 para mulheres; idade avançada; sexo e fatores étnicos.

Ao final, foi demonstrado uma prática de socorro a uma pessoa que sofreu um mal súbito.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade