Karim Khoury encerrou palestras da Semana do Servidor na JFAL

Imagem: Karim Khoury falou sobre *Qualidade de Vida e Gestão do Estresse*

Fonte: JFAL

O administrador e consultor de empresas, Karim Khoury, autor de quatro livros sobre a questão do estresse, ministrou palestra na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) na tarde da quarta-feira (25/10) dentro da programação especial da Semana do Servidor, sobre o tema: “Qualidade de Vida e Gestão do Estresse”.

Ao lembrar que qualquer pressão física ou psicológica imposta à pessoa pode desencadear o estresse, Karim fez alguns questionamentos, deu dicas e levou a plateia a refletir sobre o problema. “Um quadro de estresse, capaz de deixar a pessoa sem energia, pode ser causado, também, por três entulhos que devemos drenar: entulho mental, entulho físico e entulho emocional”, observou.

Segundo o palestrante, o entulho físico pode ser qualquer coisa que temos em casa ou no trabalho que não usamos mais, como um aparelho que não funciona ou papéis desorganizados numa gaveta. “São coisas acumuladas que precisam ser recicladas, jogadas fora ou doadas”, diz Karim Khoury. O entulho emocional pode acontecer quando se deixa de falar algo para outra pessoa e isso nos causa estresse. Mas falar neste caso requer três perguntas: se a pessoa é confiável, se estou em equilíbrio e se é um incômodo ficar em silêncio.

Entulho mental

O entulho mental são as pendências que deixadas. “Finalizar tarefas pendentes ou inacabadas como um telefonema não retornado, um email não respondido ou uma consulta médica muito adiada são razões de estresse. “A eterna pendência, a tarefa incompleta é fatigante”, ressaltou.

Por outro lado, Karim Khoury destacou que há pessoas que veem um filme que não gostaram até o fim só para ver como termina, ocorrendo o mesmo com um livro ou com um relacionamento negativo. “Elas continuam num determinado relacionamento mesmo a custos perdidos, mesmo que o projeto a faça mal”.

Outros fatores desencadeadores de estresse, citados pelo especialista, são o perfeccionismo e a procrastinação, aos quais levam a não fazer nada ou a não finalizar tarefas, além de ladrões de tempo, como as redes sociais. “É preciso lembrar que a vida só está disponível no momento presente, por isso é importante passar um tempo desconectado, em estado de fluxo, aumentar o prazer da vida por meio do aproveitamento da experiência daquele momento”, observou.

Karim concluiu sua fala com uma frase de Dalai Lama: “Nunca estrague o seu presente com um passado que não tem futuro”.

Sobre Karim Khoury

Karim Khoury é palestrante, ator, Coach Sênior (Integrated Coach Institute), Trainer em PNL (Sociedade Brasileira de PNL), além de autor dos livros: “Soltando as Amarras - Emagrecimento e Mudança Comportamental”, “Com a Corda Toda - Auto Estima e Qualidade de Vida” e “Vire a Página - Estratégias para Resolver Conflitos”, todos publicados pela editora Senac São Paulo e “É hora do Show técnicas para elevar seus treinamentos a outro patamar Editora DVS.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade