Terça-feira, 05 de junho de 2018 10:50

Juiz federal José Donato é empossado como desembargador eleitoral

O juiz federal José Donato de Araújo Neto foi empossado como desembargador eleitoral titular do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para o próximo biênio, nesta segunda-feira (4). O magistrado substitui o também juiz federal Gustavo de Mendonça Gomes, que foi empossado como desembargador eleitoral substituto também na solenidade desta segunda.


  A saudação ao mais novo integrante da Corte Eleitoral alagoana foi feita pelo desembargador eleitoral Paulo Zacarias da Silva, que falou sobre a trajetória pessoal e profissional do juiz José Donato, natural do Maranhão. 


 “Fiquei muito feliz ao ser convidado para cumprir com o dever protocolar de saudar o magistrado José Donato de Araújo Neto em sua chegada a este Tribunal. Tenho certeza que ele honrará a tradição dos juízes federais por suas virtudes éticas e cívicas, ocupando o novo cargo com excelente visão de judicatura e compromisso com a nobre missão de conduzir, junto com seus pares, o pleito eleitoral deste ano”, disse Zacarias.

Paulo Zacarias enalteceu, ainda, o conhecimento jurídico do juiz José Donato, que é mestre em Direito Constitucional e atualmente é titular da 5ª Vara da Justiça Federal em Alagoas. 


    Em seu primeiro pronunciamento como desembargador eleitoral titular, o juiz José Donato fez um destaque para a atuação dos juízes federais que o sucederam na Justiça Eleitoral, especialmente o juiz Gustavo de Mendonça Gomes. 

    “Serei simples no conteúdo mas firme na forma, dando minha contribuição para que as eleições deste ano sejam vencidas nas urnas, e não no Tribunal. Este é um momento insuperável e único na minha trajetória profissional e procurei atuar com virtude e bom senso, essenciais para o bom exercício da judicatura”, destacou o novo desembargador eleitoral.

    Homenagem ao juiz federal Gustavo de Mendonça Gomes

    Despedindo-se da titularidade e sendo empossado como desembargador eleitoral substituto, o juiz eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes recebeu, das mãos do presidente do TRE/AL, uma placa destacando sua atuação no Tribunal. “Um magistrado lustrado, prudente, entusiasmado e atencioso, que muito engrandeceu os julgamentos deste Tribunal. Sua passagem foi notável e efetiva, com reconhecimento de todos ao brilho do seu trabalho e pulsante eficiência em suas decisões, com manifestações democratas e sensatas”, reconheceu o desembargador José Carlos Malta Marques.