Terça-feira, 04 de setembro de 2018 09:28

Solenidade na JFCE marca implantação do sistema PJe 2.X na 5ª Região

Uma solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (3/09), no edifício-sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE), em Fortaleza, marcou oficialmente a implantação do Sistema Processo Judicial Eletrônico - PJe 2.X  na 5ª  Região. O sistema, coordenado pela juíza federal Cíntia Brunetta, titular da 35ª Vara Federal do Ceará, substituirá o Creta nos Juizados Especiais Federais e passará a ser utilizado como piloto em oito varas federais, até dezembro deste ano. A cerimônia, capitaneada pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, contou com as presenças dos desembargadores federais Manoel Erhardt, presidente do TRF5; Cid Marconi, vice-presidente da Corte; Paulo Cordeiro, corregedor-regional; Élio Siqueira Filho, coordenador dos Juizados Especiais Federais; e Rubens Canuto, coordenador do Comitê Gestor do PJe da 5ª Região, além de juízes federais e servidores. 

“A expansão e o aprimoramento dos serviços de informática têm sido uma prioridade da atual gestão do Tribunal e, não obstante às limitações orçamentárias, temos dado todo o estímulo a este setor. Desejo até dizer que nós temos um quadro de informática com apenas dois servidores efetivos, mas conseguimos uma grande proeza: estamos nomeando mais dois servidores, em razão do concurso público e da conversão de vagas”, destacou Erhardt. 

“Gostaria apenas de destacar a importância deste projeto e do pioneirismo da Seção Judiciária do Ceará no seu lançamento para a 5ª região como um todo. O PJe 2.X é bem diferente do PJe que nós temos hoje no âmbito da 5ª Região. Ele tem uma performance muito melhor do que a versão atualmente utilizada. A interface é muito mais amigável para o usuário interno e para o usuário externo, e nós estamos agora na fase de desenvolvimento de mais funcionalidades no PJe 2.X, para deixá-lo mais próximo da versão do PJe da 5ª Região, a fim de que ele possa ser instalado não apenas nos Juizados Especiais Federais, como é no primeiro passo, mas, também, em toda a Justiça Federal na 5ª Região”, ressaltou Canuto. 

Reunião - A implantação do PJe 2.X na 5ª Região é um dos pontos da pauta da reunião que será realizada quarta (5) e quinta-feira (6), das 9h às 18h. Cintia Brunetta fará a apresentação do PJe 2.X para os juízes federais das oito varas federais que usarão o sistema. Na ocasião, os magistrados farão um breve treinamento.

 

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br