Terça-feira, 15 de janeiro de 2019 15:18

JEFs tem distribuição recorde de processos em 2018

Os Juizados Especiais Federais (JEFs) vem recebendo ao longo dos anos uma demanda cada vez maior de processos. De acordo com o levantamento realizado pelos JEFS, em 2015, o número de processos distribuídos foi de 48.607. Já em 2016, foram 51.599. Em 2017, esse número aumentou em mais de 10 mil processos distribuídos, chegando a 61.940, o que equivale a um acréscimo de 20%. E em 2018, o montante seguiu o mesmo padrão, aumentando aproximadamente 10 mil processos, resultando em 70.282 processos distribuídos para os JEFs da Justiça Federal em Alagoas.


Segundo o Juiz Federal Coordenador dos JEFs em Alagoas, Felini de Oliveira Wanderley, um dos motivos do aumento da distribuição deveu-se às revisões administrativas feitas pelo INSS, que culminou no cancelamento de diversos benefícios previdenciários, vindo os segurados a procurarem os JEFS para rever as decisões da autarquia.


Apesar do aumento considerável da distribuição, os JEFs têm conseguido atender a crescente demanda de maneira satisfatória. No entanto, ressaltou o Magistrado, se a demanda continuar nesse ritmo de crescimento, juntamente com a mudança da contagem dos prazos processuais de dias corridos, para dias úteis, poderá haver um atraso no processamento das ações em comparação com a tramitação antes da alteração legislativa.

Segue em anexo relatório com dados completos.

 

Autor: Ascom/Jfal e juiz Federal Felini de Oliveira Wanderley

Anexos