JEFs tem distribuição recorde de processos em 2018

Imagem: JEFs tem distribuição recorde de processos em 2018

Fonte: Larissa Santos

Os Juizados Especiais Federais (JEFs) vem recebendo ao longo dos anos uma demanda cada vez maior de processos. De acordo com o levantamento realizado pelos JEFS, em 2015, o número de processos distribuídos foi de 48.607. Já em 2016, foram 51.599. Em 2017, esse número aumentou em mais de 10 mil processos distribuídos, chegando a 61.940, o que equivale a um acréscimo de 20%. E em 2018, o montante seguiu o mesmo padrão, aumentando aproximadamente 10 mil processos, resultando em 70.282 processos distribuídos para os JEFs da Justiça Federal em Alagoas.

Segundo o Juiz Federal Coordenador dos JEFs em Alagoas, Felini de Oliveira Wanderley, um dos motivos do aumento da distribuição deveu-se às revisões administrativas feitas pelo INSS, que culminou no cancelamento de diversos benefícios previdenciários, vindo os segurados a procurarem os JEFS para rever as decisões da autarquia.

Apesar do aumento considerável da distribuição, os JEFs têm conseguido atender a crescente demanda de maneira satisfatória. No entanto, ressaltou o Magistrado, se a demanda continuar nesse ritmo de crescimento, juntamente com a mudança da contagem dos prazos processuais de dias corridos, para dias úteis, poderá haver um atraso no processamento das ações em comparação com a tramitação antes da alteração legislativa.

Segue em anexo relatório com dados completos.

Autor: Ascom/Jfal e juiz Federal Felini de Oliveira Wanderley

Anexos

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade