Magistrados dos Juizados Especiais Federais de Alagoas fazem visita técnica em região de pesca das Lagoas Manguaba e Mundaú

Imagem: Magistrados dos Juizados Especiais Federais de Alagoas fazem visita técnica em região de pesca das L

Fonte: Maria Barreiros

Imagem: Magistrados dos Juizados Especiais Federais de Alagoas fazem visita técnica em região de pesca das L

Fonte: Maria Barreiros

O Juiz Federal Felini de Oliveira Wanderley, coordenador dos Juizados Especiais Federais em Alagoas (JEFs), reuniu, na última sexta-feira (7), alguns magistrados do Juizado Especial Federal em Alagoas, além de representantes da Procuradoria Federal, da Defensoria Pública da União e do Instituto Nacional do Seguridade Social, para uma visita técnica, in loco, na área de pesca das Lagoas Manguaba e Mundaú.

O coordenador dos JEFs/AL falou aos mais de 100 pescadores e marisqueiras sobre os benefícios previdenciários que eles têm direito, os documentos necessários à comprovação da pesca e a forma de ingresso das ações judiciais. Em seguida, a representante do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) falou sobre os pré-requisitos para a concessão do seguro-defeso e, para finalizar, a Defensora Pública Rogena Viana falou sobre o papel da Defensoria Pública da União (DPU).

“Esclarecemos os principais benefícios previdenciários que os pescadores têm dúvidas: aposentadoria por idade; auxílio-doença; aposentadoria por invalidez; salário maternidade; pensão por morte”, ressaltou o Juiz Federal Felini Wanderley.

Após a palestra, a comitiva embarcou em um catamarã, com a finalidade de conhecer a pesca de mariscos, crustáceos e moluscos típicos da região, como o massunim, sururu, siri, caranguejo, camarão, etc. Durante a visita, um representante da Polícia Ambiental e a presidente da Colônia dos Pescadores de Alagoas, conhecedores da região, falaram sobre o funcionamento da pesca naquele habitat.

“É muito importante conhecer o funcionamento da pesca, in loco, e trazer essa experiência para dentro da sala de audiências, o que facilita a realização de acordos e o julgamento das ações envolvendo pescadores”, finalizou o magistrado.

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade