JFAL apresentou funcionamento de climatização exitoso no workshop de experiências sustentáveis do Judiciário alagoano

Imagem: Representantes dos órgãos da ECO REDE e organizadores do evento

Fonte: Ascom- Jfal

Imagem: Eco Rede

Fonte: Ascom- Jfal

A Eco Rede da Justiça de Alagoas compartilhou experiências na área de tecnologias sustentáveis, durante a segunda-feira (9), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A Rede é formada pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), Tribunal de Justiça (TJAL), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL).

Cada órgão judiciário apresentou casos de sucesso relacionados a engenharia e arquitetura, que tenha resultado em economia de energia elétrica, por exemplo. Além da troca de experiências, o objetivo é identificar oportunidades de ações conjuntas.

O engenheiro da Jfal, Gilberto Sales dos Santos, apresentou o funcionamento exitoso do Sistema de climatização de ar condicionado central, Volume de Refrigerante Variável (VRV), do tipo Multi Split, que funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a várias evaporadoras.

O presidente do TJAL, Tutmés Airan, participou da abertura do encontro e ressaltou iniciativas da Corte estadual, como a digitalização dos processos, que está extinguindo o uso de papel, redução dos copos descartáveis e a coleta seletiva.

“É uma discussão hoje central para a humanidade, porque a natureza tem dado sinais de esgotamento. Acho que essa preocupação tem que conduzir a ações concretas, no sentido de aproveitar a inteligência humana para que essa relação do homem com a natureza seja a menos predatória possível”, ressalta o presidente do TJ.

O evento deve resultar na elaboração de um plano de ações conjuntas dos órgãos judiciários, como explica Alexandre Caiado, secretário da Comissão Ambiental do TJ. “Ao final haverá um apanhado de todos os participantes, que vão dar suas sugestões para que nós possamos montar a nossa agenda de trabalho até 2020. O que é implementado em conjunto gera uma economia de recursos e um melhor resultado”.

À tarde, a empresa Qualitec Soluções Ambientais expôs como opera a logística reversa para o recolhimento de lâmpadas usadas que, quando descartadas em lixo comum, poluem o solo e as águas.

Austor: Comunicação/JFAL com DICOM TJ/AL

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade