Mutirão de processos de crianças deficientes reúne dezenas de pessoas na sede dos JEFS

Mais de 100 pessoas, entre Advogados, crianças, pais e testemunhas, estiveram envolvidas no primeiro mutirão que os Juizados Especiais Federais de Alagoas (JEFs- AL) realizaram nesta quinta-feira (26), em alusão à Campanha Setembro Verde. A ação aconteceu em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-AL.

Além do coordenador dos JEFs, titular da 14ª Vara, o juiz federal Felini Wanderley, o titular da 9ª vara, juiz federal, Antônio José, também participou do mutirão, concedendo benefícios às crianças com algum tipo de deficiência. Após a audiência, com a concessão do benefício, houve distribuição de brinquedos e lanches para os menores e seus acompanhantes.

A primeira menor a receber o benefício durante a ação foi BVSS, de três anos, portadora de retardo mental e hiperatividade. A mãe da menina, Denise Soares da Silva Santos, falou que o benefício foi negado pelo INSS, após mais de quatro meses de espera.

De acordo com o advogado desta causa, Flávio Gilberto Farias, a cliente postulou administrativamente o benefício e houve uma negativa do INSS, apesar de comprovar a incapacidade da criança e a miserabilidade da família.

“Após a negativa do INSS, foi postulado judicialmente nos JEFS o benefício, e em dois meses, obtivemos o êxito, neste mutirão. Ela está muito satisfeita, com a concessão do benefício, justamente pela necessidade financeira e social em que vive apenas de bolsa família. Essa ação da OAB em parceria com os JEFS foi muito feliz, porque além do benefício, a criança leva pra casa um brinquedo e um lanche,” explicou o advogado.

Campanha Setembro Verde

A data 23 de setembro é o início da Primavera e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Ele foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Essas datas representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade