Terça-feira, 10 de dezembro de 2019 15:48

JFAL apoia a Campanha Dezembro Laranja


A Seção de Saúde e Qualidade de Vida da Justiça Federal em Alagoas alerta para a prevenção do Câncer de Pele. A Ação faz parte da Campanha Nacional: Dezembro Laranja.


Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado "Dezembro Laranja". Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

Cuidados – Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Para isso, é preciso alguns cuidados: evitar exposições excessivas e sem proteção ao sol, principalmente entre as 9h e 16h; e realizar o autoexame, prestando atenção em pintas ou manchas acastanhadas ou enegrecidas, que podem se apresentar com alguma protuberância ou como um nódulo avermelhado, da cor da pele ou brilhoso. Além disso, é importante consultar um dermatologista e usar diariamente filtro solar com fator de proteção de, no mínimo, 30.
 
Autor: Comunicação Social/ JFAL e  SBD