TRF5 adota novo sistema de acompanhamento dos processos administrativos

A partir do dia 2 de janeiro de 2007, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) estará operando um novo sistema de acompanhamento dos processos administrativos. Trata-se do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), cedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) e adaptado às necessidades operacionais do TRF5. Na sua versão original, o Siga se limitava a operar o protocolo eletrônico e foi transformado no Tribunal Regional Federal em sistema de acompanhamento virtual de processos.

Diretores e técnicos do TRF5 estiveram reunidos com o presidente Francisco Cavalcanti para discussão dos normativos necessários à formalização dos procedimentos administrativos, os quais serão acompanhados com maior facilidade, através do novo sistema. Neste sentido, a Subsecretaria de Informática deu início ao treinamento de várias turmas, para melhor operacionalização do sistema.

Pela cessão do Siga, o TJ de Roraima recebeu do TRF5 o programa Creta, que acaba de ser distinguido com duas premiações em nível nacional: o III Prêmio Innovare * A Justiça do Século XXI, na categoria Tribunal, e o TI & Governo, da Editora Plano Editorial.

A importância do projeto do TRF5 duplamente premiado se justifica pela expansão dada ao atendimento à população, especialmente à mais carente, na medida que ampliou o acesso aos serviços jurisdicionais, reduzindo custas processuais e agilizando a tramitação dos processos. Além disso, o projeto evita gastos com manutenção dos processos em papel e elimina consideravelmente a burocracia nos cartórios judiciais.

O sistema adotado pelo TRF5 ainda possibilita o reaproveitamento de recursos humanos e materiais em outras atividades, evita deslocamento das partes e advogados até os fóruns, reduz o trabalho dos oficiais de justiça, permite o julgamento de recursos a distância e viabiliza a instalação de postos avançados dos Juizados Especiais Federais (JEFs).

Por: Jaques Cerqueira

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade