Justiça Federal suspende licença para construção de canal privativo na lagoa

A Justiça Federal de Alagoas, por meio do juiz titular da 7ª Vara Frederico Wildson da Silva Dantas, determinou a suspensão de licença prévia expedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para a construção do canal de navegação do Condomínio Ilha Bela, localizado na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro. A decisão atende uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) contra o IMA, o Estado de Alagoas e a Meta * Empreendimentos Imobiliários, com vistas à proteção do ecossistema considerado de extrema fragilidade na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.

O projeto imobiliário prevê a construção de uma marina e a abertura de um canal artificial de acesso à Lagoa Manguaba criando uma extensão da lagoa reservada à recreação e lazer dos condôminos. Mas, em função do potencial impactante da obra, o IMA recomendou o licenciamento em separado do canal.

A licença prévia foi concedida pelo IMA com base em resolução normativa aprovada pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM). O MPF questiona a concessão do licenciamento ambiental alegando que a construção do canal traria enormes danos ambientais. Alega que a viabilidade do empreendimento foi fundamentada apenas nos benefícios econômicos do projeto e que a decisão do CEPRAM está comprometida pela interferência política.

“O objetivo egoístico de favorecer a recreação dos condôminos não justifica as agressões ao meio ambiente, prejudicando o equilíbrio ecológico do mangue, zona de alimentação e reprodução da fauna marinha”, ressalta a Procuradoria da República.

A degradação ecológica é justificada pelo bombeamento de água para dentro e para fora do canal artificial, que iria destruir o plâncton, fonte de alimentos da fauna marinha. A destruição da restinga, os aterros e a abertura de vias de acesso impermeabilizam o solo, provocando inundações e erosão no entorno da Ilha de Santa Rita.

Existe ainda o risco de contaminação das águas da Lagoa Manguaba por hidrocarbonetos, óleos graxos presentes nas embarcações e nas bombas responsáveis por jogar água para dentro e para fora do canal. A Justiça Federal tem competência para julgar a questão, uma vez que o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba é de domínio da União, segundo a própria Agência Nacional de Águas.

Na liminar, o juiz federal Frederico Dantas impede o início das obras para evitar danos graves e irreparáveis a APA de Santa Rita e ao complexo lagunar. Em caso de descumprimento, será cobrada multa de R$ 100 mil.

Ana Márcia 9308-6005 2122-4172

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade