Sancionado o projeto de lei de informatização do processo judicial

Em solenidade realizada na terça-feira (19/12) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula sancionou três projetos, anunciados como instrumentos para tornar o Judiciário célere e eficaz, dentre os quais o da informatização do processo judicial, de iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Participaram da solenidade a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, e os ministros Sepúlveda Pertence, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski e Cármem Lúcia. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, presente à solenidade, foi homenageado pelo presidente Lula pelo empenho da aprovação da Reforma do Judiciário. Também partiparam da solenidade o ex-presidente do STF Nelson Jobim e o secretário da Reforma do Judiciário Pierpaolo Bottini.

Citada pelo presidente Lula em seu discurso, a Ajufe foi representada pelo presidente, Walter Nunes, e os diretores Nino Toldo (vice-presidente) Jurandi Borges Pinheiro (vice-presidente) Paulo Arena (secretário-geral), Guaracy Rebelo, Rodrigo de Godoy Mendes, e pelo ex-presidente Paulo Sérgio Domingues.

Em relação à lei de informatização do processo judicial, o Presidente da República, ao citar a Ajufe, afirmou: *Estamos vivendo a era da informatização. Transações comerciais e financeiras de grande porte são feitas pela Internet, a compra de ações, por exemplo, já prescinde de papel e pode ser realizada virtualmente. É hora de aplicar estas ferramentas aos serviços judiciais.

A utilização dos novos insumos tecnológicos é um instrumento importante para a superação da burocracia e dos gargalos que emperram o andamento dos processos. Devemos caminhar para uma Justiça que utilize o mínimo de papel, e * o que também é fundamental * se torne disponível a todos os interessados através de meios eletrônicos.*

A ministra Ellen Gracie disse que os três projetos sancionados - súmula vinculante, repercussão geral e informatização do processo judicial * são ferramentas para efetivar a reforma do Judiciário e tornar a justiça mais célere. As mudanças, afirmou, acontecerão no prazo de dois anos. Não será num passo demágico, ponderou.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade