Quarta-feira, 22 de setembro de 2021 10:49

Corregedor-geral do TRF5 realiza inspeção na Seção Judiciária de Alagoas

O desembargador federal Élio Siqueira, corregedor-geral da 5ª região, acompanha durante toda a semana o trabalho executado pela Justiça Federal em Alagoas. O trabalho de correição cumpre o calendário aprovado para o biênio 2021-2023 do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que reúne os estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Ceará e Rio grande do Norte. O trabalho visa realizar um diagnóstico das atividades desenvolvidas no âmbito da Justiça Federal no Estado, bem como identificar dificuldades e, também, buscar soluções.
    De acordo com o desembargador federal, o desempenho da Seção Judiciária de Alagoas tem sido sempre positivo. “Pela qualidade do trabalho desenvolvido e pela proatividade dos juízes federais no Estado”, explica Élio Siqueira. Ainda conforme o corregedor, os juizados federais têm apresentado uma demanda crescente, visto que as pessoas buscam mais informações sobre seus direitos, especialmente nesse momento de pandemia da Covid.
    O trabalho de correição, em parte, foi concluído nesta terça-feira, 21, em Maceió, mas prossegue por toda a semana, com parte da equipe do corregedor. Amanhã, quarta, 22, ele fará a inspeção por amostragem no juizado de Santana do Ipanema; na quinta, será a vez da visita a Arapiraca e na sexta, 24, União dos Palmares. Outro foco dos trabalhos é o estabelecimento de um diálogo mais estreito e direto com os juízes federais e servidores, com vistas ao aperfeiçoamento da atuação judiciária.
    Em todas as visitas, caso seja identificada alguma falha processual, será dado o prazo para correção. O corregedor e sua equipe verificam o andamento dos processos eletrônicos e físicos, numa escolha feita por amostragem, e também conversam com servidores das partes judiciária e administrativa com o objetivo de conhecer a realidade de cada juizado e Vara federais.
    O trabalho de inspeção começou no mês passado, por Sergipe e terá sequência pelos demais estados que compreendem a 5ª Região do Tribunal Regional Federal.

Ascom JFAL