Justiça Federal condena INSS a pagar salário-maternidade a pai após morte da mãe da criança

O INSS deverá conceder o salário-maternidade a homem que ficou responsável pela criação do filho, depois da morte da esposa e mãe da criança por complicações do parto. A decisão é do Juiz Federal Roney Raimundo Leão Otílio, da 9ª Vara da Justiça Federal em Alagoas.

De acordo com o que consta no processo, dias após o nascimento da criança a mãe faleceu, em decorrência de complicações do parto e, ao requerer o benefício de salário-maternidade que seria devido à genitora, o pai teve o pedido negado pelo INSS.

Levado o caso à Justiça Federal, ao apreciar a matéria o Juiz considerou que há situações de caráter excepcional que demandam interpretação mais ampla do artigo 71 da lei nº 8.213/1991, que é a lei que institui os benefícios do INSS, como ocorre nas situações em que, pela morte da mãe, ficam inteiramente a cargo do pai os deveres de cuidado sobre a criança.

Em sua decisão, o magistrado também considerou que o benefício do salário-maternidade não resguarda apenas “a saúde da mãe, interpretação que somente teria sentido se mantida a proteção à mãe biológica”, tanto que atualmente é estendido às mães adotivas, razão pela qual deve se conferir ao conceito de maternidade conotação mais ampla, não restrita ao parto e ao aleitamento, ressaltando-se o direito da criança à vida, à saúde e à alimentação.

O INSS foi condenado ao pagamento dos valores correspondentes ao salário-maternidade relativos ao período de 120 dias a que a mãe teria direito, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros de mora e correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A decisão é referente ao processo processo 0529610-93.2020.4.05.80135.

Ascom JFAL

Por: ASCOM
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade