Justiça Federal de Alagoas faz condenações por tráfico internacional de drogas em apenas 4 meses

Em apenas quatro meses, tempo considerado recorde, a Justiça Federal de Alagoas de Alagoas, por meio da 8ª Vara que funciona em Arapiraca, condenou os três réus envolvidos com tráfico internacional de entorpecentes na chamada Operação Mentolada. Em âmbito nacional, o caso foi denominado Operação Tridente por tratar-se de uma ação conjunta da Polícia Federal de três Estados: Alagoas, São Paulo e Paraná, que resultou em onze prisões deflagradas em Foz do Iguaçu - PR.

A operação, uma continuação do combate ao tráfico internacional de entorpecentes na fronteira Brasil * Paraguai, começou com apreensão de 4,5 toneladas de maconha em meados de 2005, pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal. A droga vinha para Alagoas, de onde seria distribuída para todo o Nordeste. Após início das investigações, os policiais federais verificaram que a mesma quadrilha estava sob investigação em São Paulo e em Foz do Iguaçu.

Segundo informações do juiz federal titular da 8ª Vara, Rubens de Mendonça Canuto Neto, é importante destacar a celeridade como que tramitou a primeira ação penal autuada na referida Vara Federal, diante da alta complexidade dos casos * tráfico internacional de entorpecentes e uso de documento falso.

“A denúncia do Ministério Público Federal foi oferecida em 26 de setembro de 2006 e até 24 de janeiro de 2007, os réus foram interrogados, as testemunhas inquiridas e as alegações finais das partes apresentadas. A sentença foi proferida apenas cinco dias depois, em 29 de janeiro”, explicou Rubens Canuto.

A Justiça Federal condenou os três réus, e o processo prosseguiu. Um foi condenado a 22 anos e 6 meses de reclusão por crimes de tráfico internacional de entorpecentes e uso de documento falso em concurso material. Os outros dois foram condenados a 12 anos e a 4 anos e 6 meses por tráfico internacional de drogas. Além das prisões, foram condenados ao pagamento de multas. **

Maconha** * Segundo informações da Polícia Federal a maconha paraguaia, atualmente com maior quantidade de THC ( tetrahidrocanabinol ) e mais barata que a brasileira, entra no país a partir de Foz do Iguaçu circulando por vias terrestre e aérea até São Paulo e a Região Nordeste. Na região, era distribuída por Alagoas, sobretudo a partir do município de Arapiraca, no agreste alagoano.

As operações de combate à quadrilha foram realizadas nos estados com diferentes nomes: Mentolada, em Alagoas, Alien, em São Paulo e Caronte, em Foz do Iguaçu (PR). A deflagração conjunta das três, intermediada pela coordenação geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes do DPF, recebeu então o nome de Tridente.

A maconha apreendida em Alagoas foi mentolada * que após colhida, é prensada e recebe uma camada de um tipo de garapa de açúcar para aumentar sua compactação, ganhando com este processo uma cor esverdeada, como de menta * razão pela qual a operação em Alagoas recebeu este nome.

Ana Márcia JFAL 2122-4172 - 9208-6005

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade