Turma Recursal de Alagoas aprecia 1.271 processos em conjunto

A Turma Recursal da Justiça Federal de Alagoas, presidida pelo Juiz Federal Sebastião José Vasques de Moraes, apreciou na tarde de quinta-feira (15/03) 1.271 processos de forma conjunta. Desse total, 456 são referentes à pensão por morte e aposentadoria por invalidez, que tratam de benefícios concedidos antes da vigência da Lei nº. 9032/1995, e 815 ações de reparação civil por dano material a servidores públicos federais.

Em relação à Lei 9032/1995 que garantiu aos segurados o percentual de 100% do salário-de-benefício, a Turma Recursal tornou sem efeito decisão tomada anteriormente, para seguir em conformidade com a posição do Supremo Tribunal Federal (STF) de negar o reajuste de 100% aos aposentados e pensionistas que se tornaram beneficiários antes da vigência da lei.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) interpôs recursos extraordinários ao STF, por entender que a regra não pode ser aplicada retroativamente para os benefícios concedidos em período anterior à vigência desse dispositivo, quando a renda mensal previdenciária inicial era calculada no percentual de 80% do valor recebido pelo segurado em atividade.

De acordo com o Juiz Federal Sebastião Vasques, a Turma Recursal pode deliberar com base no § 9º do art. 14 da Lei nº 10.259/2001, que permite a alteração do entendimento anteriormente defendido pela Turma quando a instância superior pacificar a matéria em sentido contrário. Aplica-se, ao caso, “a uniformização de interpretação de lei federal quando houver divergência entre decisões sobre questões de direito material proferidas por Turmas Recursais na interpretação da lei”.

Servidores federais - Em relação às 815 ações de reparação civil por dano material a servidores públicos federais, a Turma Recursal manteve decisão da 6ª Vara, do Juizado Especial Federal, que entendeu ser devida indenização aos servidores.

As ações foram ajuizadas porque no período de 1998 a 1999, o Executivo não seguiu as determinações da Emenda Constitucional nº 19/98, garantindo aos servidores públicos federais o direito de revisão anual de seus vencimentos, ou seja, o direito a reajuste. Nesse caso, o entendimento é de que houve omissão legislativa do Executivo à época em não cumprir a Emenda 19.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade