Sistema de otimização processual Cassandra é apresentado em encontro nacional

Cortesia

Cassandra foi apresentada durante encontro em São Paulo
Crédito da foto: Cortesia

Os representantes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) da 1ª e 3ª Regiões conheceram a plataforma Cassandra, produto desenvolvido pela residência universitária em Tecnologia da Informação, em curso na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A apresentação, feita na semana que passou, no Laboratório de Inovação da Justiça Federal em São Paulo, serviu para discutir a utilização do sistema PJe, diretrizes de governança, formas de atuação e gestão de prioridades. A estrutura de funcionamento da ferramenta criada pela JFAL contou com a parceria com o TRF5 e poderá ter eventual aproveitamento pelos demais tribunais.

Como resultado do Encontro, os participantes produziram a Carta do 1º Encontro PJe, documento que declara os pontos consensuais, princípios e propósitos que são comuns aos três tribunais. O documento ressalta que a evolução e o aperfeiçoamento do PJe devem privilegiar a experiência do usuário, com melhorias contínuas na usabilidade e na performance do sistema.

Além disso, a versão nacional do PJe e a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro devem ser as referências para a criação, o compartilhamento e a utilização de soluções conjuntas para desafios comuns, com vistas a atender às necessidades dos usuários da Justiça Federal.

Apresentaram a ferramenta os diretores de Secretaria da 1ª, 3ª e 14ª Varas da JFAL, respectivamente, Felipe Martiniano, Gunnar Trennepohl e José Ulisses Boia. Boia explica que o evento surge pela necessidade de se discutir inovações no âmbito judicial e ressalta a aplicabilidade do Cassandra. “Esse evento foi realizado para que todos os tribunais participantes discutissem inovações, e nós levamos o Cassandra como uma inovação do TRF5, para expor e apresentá-lo nacionalmente, como ferramenta de desenvolvimento para outros tribunais”, afirma.

Desenvolvido pela residência universitária em Tecnologia da Informação, fruto do convênio firmado entre a JFAL e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o sistema que foi implantado há cerca de um mês em toda a 5ª Região (JF5), automatiza processos pela integração de plataformas e garante mais eficiência e produtividade na expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

Cortesia

Crédito da foto: Cortesia

Além do destaque na Justiça Federal em Alagoas, o programa também tem registrado avanços na produtividade das demais Seções Judiciárias que compõem o TRF5. Levantamento apontou que foram observadas mais de 2.000 horas poupadas dos servidores em razão da nova ferramenta, em pouco mais de um mês da regionalização.

JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade