Servidora da JFAL apresentará artigo científico em Encontro de Administração da Justiça

Secom JFAL

Servidores concluem pós-graduação
Crédito da foto: Secom JFAL

A servidora da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), Jéssica Carvalho, irá apresentar artigo científico no Encontro de Administração da Justiça (EnAJUS), a ser realizado em novembro próximo, em Natal (RN). O trabalho é fruto da conclusão da pós-graduação em Especialização em Governança e Gestão de Pessoas na Justiça Federal. Ofertado pelo Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o curso teve a duração de dois anos. As aulas ocorreram remotamente e as turmas foram compostas por servidores de toda a 5ª Região.

Sobre o artigo, Jéssica explica que a temática escolhida deveria ser relacionada à inovação e relevância profissional e observando estes requisitos e as atividades que desempenha, delimitou seu tema. “Neste artigo, tratei sobre o Turnover, que é o índice de rotatividade pessoal indicador de desempenho. Fiz essa análise baseada no setor em que eu trabalho, porque faço esses registros e existe pesquisa do próprio TRF5 com o objetivo de entender o que atrai as pessoas para a Justiça, assim como o que as fazem sair”, pontuou.

“O meu objeto de pesquisa foi tentar compreender as motivações para o servidor pedir remoção ou redistribuição. Isso porque, nesses casos, não se caracteriza como desligamento. Apesar disso, não deixa de contar como uma perda para a instituição. Colhi dados adicionais para verificar esse perfil em Alagoas e o que podemos fazer para reter os servidores”, acrescenta Jéssica.

O EnAJUS é um evento científico anual, cuja finalidade é buscar debater o funcionamento da Justiça, contemplando diversas áreas do conhecimento, como Economia, Direito, Sociologia e Administração Pública.

Pós-Graduação

Jéssica Carvalho ressalta a importância da pós-graduação para sua formação e aperfeiçoamento profissional. “Essa iniciativa é maravilhosa por dar protagonismo para a área-meio, aqui na Justiça Federal em Alagoas. Apesar de ter formação em Administração, eu trabalho com gestão de pessoas. Então, foi muito enriquecedor poder me atualizar ainda mais com a turma e com as temáticas voltadas para as demandas específicas da Justiça Federal", afirmou.

Outros dois servidores da JFAL, Andréa Gomes Vieira e Aldivan de Jesus Santos, também participaram da formação e concluíram suas atividades com êxito. O servidor reforçou a importância do curso para seu crescimento profissional, bem como a praticidade do formato remoto. “Sou formado em Administração Pública e a disponibilização deste curso voltado para a gestão de pessoas, considerando a esfera da Administração Pública, foi de grande importância”, considera.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade