Servidores e servidoras recebem material informativo focado na conscientização sobre câncer de mama e de colo do útero
Os servidores e as servidoras da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) começaram a semana com o reforço sobre a importância da campanha Outubro Rosa, na prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero. No começo da tarde desta segunda-feira, 14, os jovens aprendizes da Seção de Saúde entregaram laços cor-de-rosa para corpo funcional da instituição, como forma de manifestação de apoio, e prendedores de cabelo para as servidoras, com a mensagem “Ame-se, previna-se, cuide-se”, ressaltando o autocuidado como ato de amor próprio.
A funcionária terceirizada Maria Salete reconhece a importância da iniciativa e reiterou que a saúde da mulher deve vir sempre em primeiro lugar. “É importantíssimo esse alerta e nos lembra sobre o valor da prevenção. Algumas mulheres acabam apenas descobrindo a doença em estágios avançados, pela falta de cuidados. Nós devemos sempre colocar a nossa saúde em primeiro lugar, pensamos que não pode acontecer conosco, mas não precisamos esperar para nos cuidar, por isso devemos nos precaver”, pontuou.
O diretor de Secretaria da 6ª Vara, Plínio Barbosa, relatou um caso pessoal e ressaltou que ações preventivas como esta, são essenciais. “No final de 2021, minha esposa foi diagnosticada com câncer de mama. Ela detectou um nódulo na axila ao realizar o autoexame, que é uma das medidas de prevenção contra a doença. Descobrimos bem no início, e tenho certeza que o tempo foi um fator predominante para o tratamento dar certo. Por isso ações como esta, que relembrem as mulheres da prevenção e dos cuidados com a saúde são essenciais”, afirmou.
Outubro Rosa
A campanha realizada durante todo o mês de outubro é adotada internacionalmente e tem como objetivo para além da conscientização, a redução da mortalidade de mulheres acometidas pelo câncer de mama e de colo do útero. Manter os exames de rotina atualizados e realizar o autoexame das mamas são as maneiras mais eficazes e rápidas de identificar alguma anormalidade e possibilitar o diagnóstico precoce.
Desde o início do mês, o prédio-sede da JFAL está iluminado com a cor da campanha, a fim de lembrar a importância do autocuidado. Além disso, nesta terça-feira, 15, acontece a live com as médicas da Seção de Saúde, às 10h e às 15h.