Semana do Servidor na Justiça Federal conta com exame diagnóstico de glaucoma nesta terça-feira

Secom JFAL

O servidor Roberto Tavares foi um dos que reservaram um momento para realizar o exame diagnóstico de glaucoma
Crédito da foto: Secom JFAL

A semana na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) será de atividades para lembrar o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Nesta terça-feira, o dia foi reservado para a realização de exame de diagnóstico do glaucoma e a emissão de carteiras de identidade para o corpo funcional da JFAL. O glaucoma é muitas vezes assintomático em estágios iniciais, e, por isso, pode evoluir sem que o paciente perceba até atingir estágios mais avançados, como a cegueira irreversível. A detecção precoce é crucial, realizada através de exames que avaliam a pressão ocular, o campo visual e a saúde do nervo óptico.

Secom JFAL

Parceria entre o Instituto de Olhos de Maceió (IOM) e a JFAL disponibilizou exame diagnóstico do glaucoma
Crédito da foto: Secom JFAL

A ação desta terça-feira contou com parceria entre o Instituto de Olhos de Maceió (IOM) e a JFAL. O presidente do IOM, Allan Teixeira Barbosa, foi o responsável pelo envio do ônibus do instituto para a realização dos exames. A médica oftalmologista e presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia (SAO), Teresa Ferro, conduziu os procedimentos. “O glaucoma é uma doença perigosa, por ser assintomática e traiçoeira. Alguns fatores de risco estão relacionados à doença, como a idade avançada e o histórico familiar”, explicou a médica.

Secom JFAL

A servidora Andreia Medeiros fez o exame pela primeira vez como medida de prevenção
Crédito da foto: Secom JFAL

A servidora Andréa Medeiros foi uma que realizou o exame. Foi a primeira vez que ela realizou a verificação de pressão dos olhos. “Nunca havia feito esse tipo de exame e preferi realizar hoje como uma medida de prevenção e cuidado com a saúde”, contou. O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por danos progressivos ao nervo óptico, geralmente causados pelo aumento da pressão intraocular, o que pode levar à perda de visão se não tratada. Esse aumento de pressão danifica as fibras do nervo óptico, responsáveis por levar informações visuais ao cérebro.

O servidor Roberto Tavares aproveitou a oportunidade para garantir que está tudo bem com a visão. “Há oito meses fui a um oftalmologista que me falou sobre a suspeita de glaucoma. Fui em busca de uma segunda opinião com outra especialista, ela me falou sobre a mesma suspeita. Porém, não tive disponibilidade para realizar os exames necessários. Aproveitei a oportunidade da ação na JFAL e pude ouvir da médica que está tudo bem com meus olhos. Não há sensação melhor”, relatou, aliviado, o servidor. Os métodos de tratamento para o glaucoma incluem colírios, medicamentos orais, laser e, em alguns casos, cirurgia.

Identidade

As emissões de identidades, diferentemente do exame de glaucoma que só aconteceu nesta terça, seguem até quinta-feira, 31. O procedimento acontece no Salão Nobre da JFAL e os interessados podem ser atendidos das 8h30 até as 14h.

É necessário não usar vestimenta de cor branca e portar certidão de nascimento ou de casamento e o CPF.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade