Semana do Servidor e da Servidora: psicólogo realiza palestra sobre Terapia de Aceitação e Compromisso
A palestra sobre Terapia de Aceitação e Compromisso: um modelo baseado em evidências para o tratamento da dor crônica, ministrada pelo psicólogo Alberto Cavalcante, fez parte do último dia da programação da Semana do Servidor e da Servidora da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), na tarde desta quinta-feira, 31. A ação, realizada no Laboratório de Inovação do órgão (iLab) trouxe novas perspectivas sobre o tratamento de dores crônicas, revelando como métodos modernos podem substituir a tradicional terapia cognitivo-comportamental (TCC). A Terapia de Aceitação e Compromisso se mostra especialmente eficaz para pacientes com dores persistentes, pois não busca eliminar a dor a qualquer custo, mas reduzir o sofrimento associado a ela, promovendo uma vida com mais significado.
O psicólogo explicou que, enquanto a TCC tradicional trabalha principalmente com a reestruturação de comportamentos, a Terapia de Aceitação e Compromisso ajuda o paciente a viver com mais plenitude, apesar das limitações físicas. “Eu vejo nesse momento de palestra e compartilhamento de conhecimento uma nova oportunidade de informar as pessoas sobre esse novo modelo de tratamento. Disseminar a ACT é muito importante, tendo em vista que ainda é um assunto pouco falado até pelos próprios psicólogos”, relatou Alberto.
A psicóloga da JFAL, Vilma Victal, participou da apresentação feita para os servidores e servidoras e apresentou o Programa Psicologia da Saúde. O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores, oferecendo apoio especializado para o enfrentamento das dores crônicas, como parte de uma abordagem integrada. “A principal finalidade do programa que estamos lançando hoje é a promoção da qualidade de vida para o servidor, o que resulta também numa diminuição de afastamento das atividades”, explicou a psicóloga. Vilma também ressaltou que o programa visa mudar pensamentos estereotipados sobre a psicologia que muitas pessoas ainda carregam em si.
A inclusão de temas como a ACT e o lançamento do Programa Psicologia da Saúde reforçam o compromisso da instituição com a promoção de um ambiente saudável e com a valorização da saúde dos servidores, proporcionando acesso a abordagens terapêuticas e eficazes.