Projeto Vozes é tema de entrevista na Rádio CBN
A sétima edição do Projeto “Vozes: narrativas sociais e diálogos com o Sistema de Justiça”, que acontece na terça-feira, 12, às 14h, no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), foi tema da conversa entre o juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo e o advogado Pedro Gomes nesta quarta-feira, 6, com o radialista Elias Ferreira, na rádio CBN Maceió. Com foco no Mês da Consciência Negra, esta etapa abordará temas centrais como racismo estrutural e intolerância religiosa e busca promover a discussão sobre o impacto desses problemas na sociedade.
Durante a entrevista, o juiz Antônio José disse que o Projeto Vozes, além de aprofundar um debate sobre temas sociais relevantes, também gera encaminhamentos práticos para a promoção de uma política antirracista nas instituições. Ele adiantou que representantes do Ministério Público participarão desta edição para ouvir relatos e poderão apresentar suas ações no combate ao racismo estrutural.
Chaga
O advogado Pedro Gomes também participou da entrevista. Secretário-adjunto da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/AL, Gomes será um dos palestrantes de terça-feira do Projeto Vozes. Ele falou sobre as ações que a Comissão realiza e destacou a importância do tema desse mês do Projeto Vozes. “Realizamos um trabalho propositivo, com visitas a escolas e realização de palestras. É preciso falar sobre essa chaga, o racismo, que considero um dos grandes problemas sociais do Brasil. A Justiça Federal em Alagoas está de parabéns. O Projeto Vozes é um sucesso, por dar espaço a diversos segmentos sociais, muitas vezes negligenciados, e permite uma busca pela justiça propriamente dita”, declara.
O radialista Elias Ferreira destacou a importância do tema que será tratado pelo Projeto, na próxima terça. “Será uma oportunidade importante, para falar sobre racismo estrutural mas, também, sobre intolerância religiosa. De falar sobre preconceito, mas sem esquecer das lutas dos quilombolas”, resume ele.
A sétima etapa do Projeto Vozes acontece na próxima terça-feira, 12, a partir das 14h, no auditório da Justiça Federal em Alagoas, no bairro da Serraria. Quem precisar de certificação, poderá se inscrever no endereço Projeto Vozes - formulário de inscrição. O endereço também está disponível na bio da JFAL no Instagram. A carga é de 3 horas.