Semana Nacional de Conciliação resulta em acordos que superam R$ 200 mil pela Justiça Federal

CNJ

Crédito da foto: CNJ

A XIX Semana Nacional de Conciliação, realizada entre 4 e 8 de novembro, resultou em um saldo positivo para a Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Com a homologação de valores que ultrapassaram mais de R$ 200 mil, os acordos firmados representam a resolução de conflitos com menos burocracia e mais celeridade. É o que explica o servidor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da JFAL, Inaldo Barbosa.

De acordo com Barbosa, as pessoas buscam a conciliação como forma de agilizar o trâmite processual e economizar tempo. “O Cejusc realiza campanhas constantes para garantir a celeridade na análise das demandas. Especialmente porque entendemos a importância da conciliação como forma de evitar o litígio”, afirmou.

Dentre os processos analisados, a Caixa Econômica Federal (CEF) esteve como polo passivo de forma majoritária. Foi o caso de Jerônimo Alexandre dos Santos, que aproveitou a Semana de Conciliação para buscar o acordo no processo por danos morais contra a instituição bancária. “Foi uma audiência rápida e a proposta do banco foi positiva, depois que tive a minha conta corrente clonada e tive prejuízos por causa disso”, explicou.

O sucesso nas audiências realizadas durante a XIX Semana Nacional de Conciliação no âmbito da JFAL ultrapassou os 90%. A campanha voltada para a conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006. Todos os anos, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade