Barros Monteiro instala Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados

Em discurso proferido ontem (12/04) no Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente da Corte, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, declarou instalada a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Para uma platéia repleta de autoridades dos três Poderes da República, entre elas a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, Barros Monteiro destacou que a Enfam “constitui um marco, um divisor de eras na história do nosso Judiciário”.

O ministro Barros Monteiro, em seu pronunciamento, relembrou toda a trajetória que resultou na criação da Enfam. Desde da Constituição Federal de 1988, que, em seu artigo 105, concebeu a instituição, até a Emenda Constitucional 45, de 2004, que criou de fato a nova escola. “A Enfam há muito era antevista, no meio jurídico nacional, como modo de operar-se a unidade, a coordenação e a coesão das escolas jurídicas existentes no Brasil”, disse o ministro.

O ministro presidente destacou ainda a sessão do Plenário do STJ de 20 de novembro de 2006, na qual se estabeleceu que a Enfam teria o objetivo de “regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos oficiais para ingresso e promoção na carreira da Magistratura”. Barros Monteiro, entretanto, ressaltou que as demais escolas judiciárias terão preservadas sua autonomia didática, administrativa e financeira, “embora subordinadas à Enfam.”

Além da instalação da escola, foi dada posse a toda estrutura administrativa da nova instituição. O diretor-geral é o ex-presidente do STJ ministro Nilson Naves. O vice é o atual diretor da Revista do STJ, ministro Humberto Gomes de Barros. A escola também terá um Conselho Superior formado pelo presidente do Tribunal e pelos demais ministros que fazem parte do Conselho de Administração da Casa: Francisco Peçanha Martins, vice-presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, Ari Pargendler, José Delgado, Fernando Gonçalves, Felix Fischer, Aldir Passarinho Junior, Gilson Dipp, Hamilton Carvalhido, Eliana Calmon, Francisco Falcão e João Otávio de Noronha.

Também farão parte do Conselho Superior da Enfam dois magistrados de 2º grau indicados pela Associação dos Magistrados Brasileiros e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil. Respectivamente o desembargador Luís Felipe Salomão, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e a desembargadora federal Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

No final de seu pronunciamento, Barros Monteiro homenageou um dos maiores incentivadores da criação da Enfam: o ministro do STJ Sálvio de Figueiredo Teixeira, hoje aposentado. O presidente definiu-o como “eminente jurista, homem de vasta cultura e profunda visão, consagrado no país e no exterior. Sua vida, dedicada inteiramente à magistratura, tornou-se uma incessante batalha em prol da formação dos juízes brasileiros”.

Fonte: STJ

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade