Aprovada resolução sobre plantão na Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve publicar na próxima semana resolução regulamentando o acesso à Justiça fora do expediente normal.

A resolução foi aprovada na sessão desta terça-feira (17/04), mas ainda serão feitas pequenas modificações no texto final. Os conselheiros resolveram excluir da resolução o estabelecimento de regras para o plantão nos tribunais superiores, por entenderem que a natureza da urgência nestes tribunais é diferente dos demais órgãos do Judiciário.

A questão chegou ao CNJ por meio de representação, tendo como relator o conselheiro Cláudio Godoy e, paralelamente, por iniciativa do conselheiro Eduardo Lorenzoni.

“As sistemáticas de plantão são muito diferentes. O que estamos fazendo é implementar regras mínimas”, disse o conselheiro Cláudio Godoy.

Pesquisa realizada pelo conselheiro Eduardo Lorenzoni no final do ano passado mostrou a mesma realidade, evidenciando a necessidade de padronização, com regras mínimas. “A atividade jurisdicional é contínua, não podendo sofrer interrupções.

O plantão deve atender aquelas situações que apresentem uma urgência tal que não seja possível aguardar até a reabertura do expediente normal do Judiciário”, escreveu o conselheiro em artigo sobre o assunto. O relator da matéria deve apresentar a redação final do texto da resolução na sessão do CNJ da próxima terça-feira (24/04).

Fonte: CNJ

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade