Projeto de Lei que altera competência do CJF é aprovado em comissão da Câmara

O projeto de lei n. 284/2007, que regulamenta os poderes correicionais do Conselho da Justiça Federal (CJF), conferidos pela Emenda Constitucional n. 45/2004 (Reforma do Judiciário), foi aprovado nesta quarta-feira (18), pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O parecer do relator, deputado federal Nelson Marquezelli, foi aprovado por unanimidade pela Comissão. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

O projeto revoga a Lei n. 8.472/1992, que dispõe sobre a composição e competência do CJF, em decorrência das novas competências conferidas ao órgão. A EC n. 45 deu nova redação ao parágrafo único do art. 105 da Constituição, outorgando ao Conselho, que tem como missão a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, poderes correcionais e decisões de caráter vinculante.

Na prática, o cargo de Coordenador-Geral da Justiça Federal, que atua junto ao CJF, será transformado em Corregedor-Geral da Justiça Federal, possibilitando o acompanhamento e a correção dos atos administrativos praticados na Justiça Federal que eventualmente estejam em desacordo com a uniformidade institucional.

Dentre as novas competências do Conselho, está a possibilidade de o seu colegiado representar ao Ministério Público nos casos de crimes praticados por juízes e servidores da Justiça Federal contra a Administração Pública, de improbidade administrativa ou abuso de autoridade. O órgão terá ainda o poder de propor ação civil para a decretação da perda do cargo ou a cassação da aposentadoria de magistrado.

O Centro de Estudos Judiciários do CJF, pelas novas regras, passará a atuar de acordo com normas emanadas da recém-instalada Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), também criada pela mesma EC n. 45.

Conforme esclareceu o deputado Marquezelli em seu parecer, o projeto não implica em aumento de despesas: “o objetivo é tão-somente implementar a reforma do Poder Judiciário e possibilitar ao cidadão o exercício pleno de seus direitos, por intermédio de uma Justiça Federal organizada sob o aspecto administrativo e institucional”, afirmou o deputado.

Fonte: CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade