Turma Recursal encerra processos físicos e otimiza julgamentos de processos eletrônicos

Imagem: Presidente da Turma Recursal, juiz federal Sebastião Vasques

Fonte: JF/AL

A Turma Recursal da Justiça Federal de Alagoas (TR/AL) finalizou, na sessão do dia 19 de abril, o julgamento do último lote de processos físicos que haviam sido ajuizados anteriormente à instalação do sistema informatizado (C_reta_), ocorrida em fevereiro de 2005. A virtualização da totalidade das causas apresentadas a partir daquela data permitiu a dispensa da utilização de papel.

“A implantação do sistema virtual, aliada ao esforço conjunto de magistrados, servidores e estagiários, imprimiu maior celeridade ao processamento dos feitos, contribuindo, decisivamente, para minimizar as deficiências de ordem estrutural, tais como o reduzido número de servidores”, avalia o juiz federal presidente da Turma Recursal Sebastião José Vasques de Moraes.

Segundo o magistrado, superado o passivo de processos físicos, é possível ao Colegiado avançar significativamente no julgamento dos processos eletrônicos pendentes de apreciação, a fim de que a prestação jurisdicional chegue com maior brevidade ao cidadão.

Em fevereiro de 2005, quando foi implantado o sistema virtual, havia um acumulado de dois mil processos físicos, que agora foram zerados. O primeiro julgamento por meio do Sistema Creta, totalmente eletrônico, ocorreu em dezembro de 2005.

O presidente da Turma Recursal, juiz federal Sebastião Vasques explica que a mudança permitiu a eliminação de encaminhamentos de processos às partes. “O juiz, o advogado e o réu têm acesso 24 horas a qualquer documento no processo e as intimações vão por e-mail, garantindo celeridade ao trabalho”, afirma o magistrado.

Por ter condições de julgar centenas de processos numa única sessão, o trabalho jurisdicional da Turma Recursal pode ser agilizado em metade do tempo que levaria para o julgamento de processos físicos. Numa das sessões realizadas este ano, a Turma julgou 740 processos de uma vez, mas pode chegar até mesmo a mil processos.

Além do presidente Sebastião Vasques, a Turma Recursal é formada pelos juízes federais Paulo Machado Cordeiro e Sérgio Wanderley de Mendonça, como membros efetivos, além de Leonardo Resende Martins, Raimundo Alves Campos e Frederico Wildson Dantas como suplentes.

** Incentivo** - Na mesma sessão da Turma Recursal de 19 de abril, foi deliberado o registro de elogio à pasta funcional do servidor Helci Rodrigues Pereira Júnior, pelos relevantes serviços prestados ao órgão jurisdicional, na forma explicitada na Portaria nº. 01/2007, do presidente da TR/AL.

Ana Márcia JF/AL(82) 2122-4172

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade