Juiz Frederico Dantas é reconduzido à direção da ESMAFE

Imagem: Juiz federal Frederico Dantas: mais um biênio na Esmafe

Fonte: JF/AL

O juiz federal titular da 7ª Vara, Frederico Wildson da Silva Dantas foi reconduzido ao cargo de diretor do Núcleo Seccional Alagoas da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (ESMAFE5) por um período de dois anos, com o qual vai acumular a vice-diretoria do Foro. Na gestão anterior da ESMAFE, o magistrado foi o idealizador da Revista da Seção Judiciária de Alagoas, lançada em 15 de setembro de 2006 e do I Concurso de Monografias nas categorias estudante e profissional.

A Revista traz artigos jurídicos dos juízes da Justiça Federal de Alagoas e dos vencedores do I Concurso de Monografias, premiados durante o evento, que também homenageou o Desembargador Federal da 5ª Região, Francisco Wildo Lacerda Dantas, com o apoio da Direção do Foro da Seção Judiciária de Alagoas. A desembargadora federal e diretora da ESMAFE 5ª, Margarida Cantarelli, proferiu palestra sobre o tema: “Extraterritorialidade dos delitos praticados por integrantes de Forças de Paz”.

Na categoria profissional, os trabalhos integrantes do concurso de monografias abordaram o tema: “O Regime de Precatórios e a Lei nº 11.033/2004”. Na categoria estudante, os trabalhos foram relacionados a temas livres sobre a atuação da Justiça Federal.

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro, o lançamento da Revista Judiciária, com artigos de juízes federais e o resultado de um concurso de monografias na categoria profissional e estudante, foi um fato marcante ocorrido ano passado.

A ESMAFE é responsável ainda pelo projeto das “Quintas Jurídicas”, lançado em junho de 2005. O projeto consiste na realização de seminários, em geral na última quinta-feira de cada mês, com temas relacionados a questões jurídicas.

O objetivo do projeto Quintas Jurídicas é educativo, por isso direciona-se aos estagiários de Direito da Seção Judiciária de Alagoas, da Procuradoria da União/AL, da Procuradoria da República/AL, da Procuradoria da Fazenda Nacional/AL, da Caixa Econômica Federal/AL e da Defensoria Pública da União/AL.

Segundo o diretor da ESMAFE, juiz Frederico Dantas, um convênio com estes órgãos foi firmado para proporcionar um programa de aperfeiçoamento conjunto, em complementação aos programas de estágio desenvolvidos nessas instituições.

** Encontro **- Os diretores de Núcleos Seccionais da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5) estarão reunidos na sede da entidade às 14h30 desta quinta-feira, (03/05), para traçar estratégias de ação para o biênio 2007/2009.

O diretor da Esmafe5, desembargador federal Francisco Cavalcanti, estará à frente do encontro. Participam os juízes federais Joana Carolina (PE), João Luís Matias (CE), Alexandre Freire (PB), Edílson Nobre (RN), Frederico Dantas (AL) e Ronivon de Aragão (SE). Trata-se do primeiro encontro de diretores de núcleos na atual gestão.

Ana Márcia JF/AL

(82) 2122-4172

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade